ALCAPARRAS (CAPERS, KAPERN, CÂPRE, CÀPPERO).
O autor responde: sergio.di.petta@cmg.com.br
Envie para o autor suas dúvidas sobre plantio, colheita e cura da alcaparra e o seu uso no preparo dos pratos.

sábado, 3 de dezembro de 2011

57. Alcaparras (11)

Foto 1

Em meu livro O CULTIVO DE ALCAPARREIRAS contei de maneira poética como é difícil conseguir a germinação de sementes. Mesmo após a eclosão poderá ocorrer que a muda originada venha a murchar e morrer. Inúmeras pessoas que tentaram semear se queixaram da dificuldade em obter a germinação e mesmo quando conseguiam o intento, apesar de todos os cuidados, a pequena muda começava a murchar e secar. Bem, isso pode ocorrer por vários motivos tais como o ataque de fungos, insetos ou vírus, entretanto existe uma causa, inusitada, que deve ser levada em conta.
É importante que a terra usada nos vasos ou mesmo no canteiro definitivo seja muito permeável. Aquela terrinha escura de horta, com húmus de minhoca e super adubada com elementos orgânicos pode se transformar em uma argila impermeável. Nessas condições quando molhamos a plântula de maneira parcimoniosa como é recomendado, a parte superior da terra do vaso ou do local definitivo, parece estar sempre molhado, entretanto o substrato impermeável não deixa o aporte de água chegar às raízes que se aprofundam. A umidade fica somente na superfície e depois de algum tempo o fundo do vaso (ou do canteiro) estará completamente seco. Nessa hora a planta seca e morre.
A foto acima é de uma pequena muda seca de alcaparreira. Vejam o que ocorreu. As raízes começaram a se aprofundar, mas devido à falta de umidade na terra mais profunda, a planta desenvolveu raízes mais superficiais na direção inversa que num verdadeiro hidrotropismo procuraram a umidade vital.
Entretanto o esforço da plântula não resultou e ela veio a óbito.
É preciso que o substrato seja de fato permeável e isso se consegue com um percentual apreciável de areia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário