ALCAPARRAS (CAPERS, KAPERN, CÂPRE, CÀPPERO).
O autor responde: sergio.di.petta@cmg.com.br
Envie para o autor suas dúvidas sobre plantio, colheita e cura da alcaparra e o seu uso no preparo dos pratos.

sábado, 17 de dezembro de 2011

59. Trator (4) - Financiamento

Trator agrícola





Nas pequenas propriedades do Sul e Sudeste do Brasil, e são muitas, a aração com trator de pneus dificilmente se faz em curvas de nível porque sempre existe o perigo do trator tombar. Em geral fazem a aração somente de cima para baixo, consumindo o dobro de horas. Nas primeiras chuvas as águas correm pelos sulcos carreando os nutrientes e desenvolvendo voçorocas. Além disso, o trator de pneus apiloa a terra.
Na foto vemos um trator agrícola do primeiro mundo. Tratores desse tipo são muito usados na Europa. Trata-se de um trator de pequeno porte, com um motor em torno de 70 Hp, construídos para trabalhar com os implementos agrícolas convencionais, inclusive a lamina frontal, cuja adaptação é mais fácil. Eles têm um centro de gravidade muito baixo tornando o tombamento quase impossível quando usado para arar em curva de nível. Outra qualidade é a baixíssima pressão que exerce sobre o solo devido a área de apoio que são as lagartas. É uma máquina desenvolvida para terrenos muito dobrados.
Na Europa existem no mercado cinco ou seis fabricas que produzem tratores como esses e como resultado da concorrência (e talvez dos impostos menores), o preço de uma jóia idêntica a da foto pode equivaler ao que custa um “dinossauro” à pneus que se vende no Brasil por até R$90.000,00! Resta ao governo apoiar a iniciativa de estabelecer fábricas dessas máquinas no país, ou possibilitar a importação.
Só podemos orar para que apareça algum ministro da agricultura que apóie firmemente a pequena propriedade. Os pequenos proprietários não são responsáveis pela enorme exportação de produtos agrícolas, mas certamente neles reside a força da democracia. 08.12.11

Nenhum comentário:

Postar um comentário