ALCAPARRAS (CAPERS, KAPERN, CÂPRE, CÀPPERO).
O autor responde: sergio.di.petta@cmg.com.br
Envie para o autor suas dúvidas sobre plantio, colheita e cura da alcaparra e o seu uso no preparo dos pratos.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

56. Eucaliptos


Foto 1

Foto 2
















Foto 3


As fotos 1 e 2 mostram um eucalipto doente que apresenta a casca em escamas grossas, escuras quase pretas, e que cobrem todo o tronco da árvore. Às vezes, nas ranhuras entre os finos pedaços da casca que parecem querer se soltar, as abelhas arapuás se infiltram tentando obter alguma seiva, piorando ainda mais o aspecto do vegetal.
São poucas as árvores atacadas, menos de 0,01%, mas procurei saber do que se tratava. Existe escassa literatura em português cujo acesso possa ser fácil ao pequeno agricultor isto é, explicações objetivas com palavras simples e fotos em cores. A maioria dos trabalhos academicos são essencialmente teóricos, com dezenas de citações de autores de livros extrangeiros impossiveis de serem consultados. Dificilmente priorizam o aspecto prático das coisas. Na realidade está faltando uma interface entre a universidade o o setor laborativo que permita, àqueles que de fato necessitem das informações, obtê-las ainda que seja através da mídia eletrônica. Os conhecimentos não podem e não devem permanecer herméticos nos centros do saber escondidos atrás de extensa teoria. Afinal o que interessa é a prática.
Ao que tudo indica a doença chamada de cancro do tronco é devida ao ataque de fungos (Cryphonectria cubensis) e
tem sido combatida através do desenvolvimento de variedades resistentes. No caso de pequenas propriedades onde as árvores são poucas pode-se tentar a utilização de fungicidas no inicio da doença. O hipoclorito de sódio diluido tem sido usado para a eliminação do fungo.
A foto 3 nos mostra uma curiosidade. A floração em um eucalipto urograndis com 2 anos e meio aparecendo no proprio tronco como se a planta fosse uma cauliflora

Nenhum comentário:

Postar um comentário