ALCAPARRAS (CAPERS, KAPERN, CÂPRE, CÀPPERO).
O autor responde: sergio.di.petta@cmg.com.br
Envie para o autor suas dúvidas sobre plantio, colheita e cura da alcaparra e o seu uso no preparo dos pratos.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

55. Madeira na pequena propriedade (2)

Foto 1


A madeira é essencial e insubstituível para a pequena propriedade. Quem dispõe de alguma terra deve, antes de tudo, ter algumas dezenas de eucaliptos plantados para, em primeiro lugar obter os moirões necessários para a cerca.
Uma propriedade de 30 ha, pouco mais do que 12 alqueires, necessita para seu cercamento um mínimo de 1500 moirões se considerarmos um espaçamento de 2m entre eles. Se tivermos algumas cercas internas esse número chegará a uns 2300 moirões ou 191 dúzias! Considerando que um eucalipto com 20 anos poderá originar, grosso modo, 8 dúzias de moirões, teremos que derrubar 24 árvores executar esse serviço. Se a propriedade não tiver eucaliptos o proprietário deverá comprá-los a razão de R$60,00 por dúzia totalizando R$11460,00!
Um moirão de eucalipto serrado, com pouco ebúrneo, sem casca, poderá durar, dependendo da qualidade da madeira, de 10 a 15 anos. Passar óleo usado de motor na parte que será enterrada é uma boa prática e poderá aumentar a durabilidade da madeira. É interessante notar que a parte do moirão que apodrecerá primeiro está no limite entre a parte enterrada e a parte aérea. Ali a madeira fica sujeita a água das chuvas e à oxidação pelo ar. Devido a esse fato eu tenho “tratado” o moirão com óleo queimado somente um palmo acima e um abaixo da terra.
Na foto nº 1 nós vemos, na seqüencia, eucalipto saligna, que estamos usando para fazer moirões, o citriodora (corímbia), o cipreste e o eucalipto rosa que alguns dizem ser o grandis. Sobre o assunto tenho dúvida ainda não solucionada. Trata-se de uma madeira semelhante ao cedro, porém com densidade média de 650 kg/m3. Uma vez seca se pode trabalhar e não apresenta rachaduras ou lascas. Lixada fica com um bom aspecto. Na foto, a parte de baixo da amostra de madeira está com selador para realçar sua cor.
A segunda amostra de madeira da foto nº 1 é do eucalipto (Corimbia) citriodora, derrubada com 25 anos. Ela apresenta um cerne mais escuro e depois de envernizada muito se assemelha ao jacarandá mineiro. É uma madeira muito dura e pesada, em torno de 980 kg/m3. A experiência de usá-la como moirão sem uma conveniente preservação não resultou satisfatória, mas para fazer gradeamento (vigas, caibros e ripas) de telhado mostrou-se excepcional. (continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário