ALCAPARRAS (CAPERS, KAPERN, CÂPRE, CÀPPERO).
O autor responde: sergio.di.petta@cmg.com.br
Envie para o autor suas dúvidas sobre plantio, colheita e cura da alcaparra e o seu uso no preparo dos pratos.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

52. Jabuticabeira (mudança no regime de chuvas).


Foto 2
Foto 1












A jabuticabeira prefere terrenos úmidos. Na realidade para que a florada possa se transformar em jabuticabas grandes, doces e com bastante sumo, é necessário que chuvas oportunas e providenciais reforcem a umidade do terreno. Quando isso não ocorre é necessário um abundante aporte de água para suprir as necessidades da planta.
Como já temos enfatizado, em nossa região este ano choveu pouco no inverno. O inicio de uma primavera seca prejudicou sobremaneira não somente nossas jabuticabeiras mas também os cafezais da região. Ouvimos de um antigo produtor de café que a falta de chuva e o calor excessivo ocasiona a queda de muitas flores, o que prejudicará a próxima safra.
As jabuticabeiras por falta de umidade no solo produziram uma primeira florada fraca e com jabuticabas pequenas. Em seguida à primeira chuva da primavera, sobreveio uma nova florada, desta vez majestosa.
A foto 1 nos mostra a planta em dúvida cruel. Metade produzindo jabuticabas. A outra parte, que esperou a chuva, toda em flor. A foto 2 mostra a metade da planta com frutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário