ALCAPARRAS (CAPERS, KAPERN, CÂPRE, CÀPPERO).
O autor responde: sergio.di.petta@cmg.com.br
Envie para o autor suas dúvidas sobre plantio, colheita e cura da alcaparra e o seu uso no preparo dos pratos.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

49. Meio ambiente (8)

Foto 1
Foto 2












Foto 3
Foto 4
 











As flores vieram mofinas neste início de primavera sem chuvas. Não é a primeira vez que isso acontece, mas ultimamente está se tornando muito freqüente aqui no sul de Minas Gerais, região que originalmente era coberta com densa vegetação de mata atlântica.
Não é necessário pesquisar muito para chegar à conclusão de que as mudanças climáticas acontecem (também) devido ao desmatamento. Na foto nº 1 vemos um pasto esturricado pelo sol inclemente produto da ausência de chuvas. Colocamos um termômetro sobre a terra e constatamos uma temperatura que atingiria os 50 ° C.
Em uma área próxima, reflorestada com eucaliptos (foto nº 3), vemos a braquiária ainda verde. A temperatura do solo, ao sol, não chega a 35° C.
Área de pasto mal conduzida e, portanto, muito pisoteadas, não permite a penetração das águas pluviais empobrecendo o lençol freático. O terreno deverá estar coberto com árvores (quaisquer) com um percentual mínimo de 20%. O consórcio eucalipto (ou outra espécie) e pasto à 50% é uma solução inteligente que demorou a chegar. Terras nuas de árvores trazem como conseqüência a diminuição das águas subterrâneas e o aumento da temperatura. Quem tem prudência deve começar a plantar árvores bem rápido. Talvez ainda consigamos evitar a catástrofe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário