ALCAPARRAS (CAPERS, KAPERN, CÂPRE, CÀPPERO).
O autor responde: sergio.di.petta@cmg.com.br
Envie para o autor suas dúvidas sobre plantio, colheita e cura da alcaparra e o seu uso no preparo dos pratos.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

51. Jabuticabeiras


Foto 1
Foto 2














A myrciária cauliflora, mais conhecida como jabuticabeira, é uma frutífera nativa do centro e sul do Brasil. Ela apresenta o fato pouco comum de ter suas flores presas ao caule (cauliflora). As interessantes flores brancas (foto 1) transformam-se em bagas redondas, pretas retintas e brilhantes que são os deliciosos frutos. Estes apresentam em média duas sementes envoltas em uma polpa bastante liquida e de cor clara.
Como se pode observar na foto nº 1, as flores se abrem todas ao mesmo tempo dando à planta um aspecto grandioso. Ela exalam um perfume muito forte que se pode sentir à distancia. Esse cheiro atrai um sem número de insetos, inclusive abelhas melíferas, que atraídos pelo néctar acabam por fertilizar as pequenas flores.
A jabuticabeira frutifica, normalmente, no mês de outubro, entretanto tivemos este ano uma frutificação temporã com jabuticabas pequenas porem muito doces, talvez abortada pela falta de chuvas. Nas fotos se pode ver muitas flores e algumas jabuticabas da florada de setembro. (continua)



Nenhum comentário:

Postar um comentário