ALCAPARRAS (CAPERS, KAPERN, CÂPRE, CÀPPERO).
O autor responde: sergio.di.petta@cmg.com.br
Envie para o autor suas dúvidas sobre plantio, colheita e cura da alcaparra e o seu uso no preparo dos pratos.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

45. Meio Ambiente - Tamanduá - (5)

FOTO DE LOCAL COM CUPINS


Segundo os magos da nossa ciência contemporânea nós humanos somos os únicos seres racionais habitantes da terra. Essa racionalidade, entretanto, não está sendo suficiente para nos orientar no sentido de conseguir dar um fim lógico aos subprodutos próprios das atividades humanas. Naturalmente eu falo do Brasil. No Japão e Alemanha esses problemas já estão, há muito tempo, resolvidos. Em Nápoles, na Itália, ainda não.
Pais de segundo ou terceiro mundo é aquele onde o Poder Público não funciona, ou funciona mal por falta de racionalidade ou vontade de seus agentes. É o caso de todos os países latino americanos.
Um país não pode ser considerado rico ou emergente porque exporta muito e dispõe de grandes reservas de papel verde. País de Primeiro Mundo é aquele onde não se joga toneladas de esgoto sanitário in natura nos rios e o lixo é separado no local de origem e em seguida coletado e reciclado. Cabe às prefeituras, isto é as autoridades locais, a solução desses problemas, que, infelizmente, se omitem.
Entretanto, cada cidadão tem sua parcela de responsabilidade e deve contribuir para preservar o equilíbrio da natureza. Os ambientalistas urbanos se preocupam com a extinção do mico leão dourado e com a arara azul, o que é, sem dúvida, relevante. Eu pergunto, não seria, todavia, mais relevante preocupar-se com o desaparecimento completo dos tamanduás mirim e bandeira?
Sabem por quê? Pastagens, cafezais, terras incultas estão cheias de cupinzeiros e formigueiros. Os cupins devoram as raízes das plantas jovens e as formigas as folhas de todas as plantas, jovens ou velhas. Há 60 anos se dizia: ou o Brasil acaba com a saúva ou ela acaba com o Brasil.
Vamos fazer uma campanha, para salvar também os tamanduás, sem dúvida mais importante para nossa precária existência. (final)

Nenhum comentário:

Postar um comentário