ALCAPARRAS (CAPERS, KAPERN, CÂPRE, CÀPPERO).
O autor responde: sergio.di.petta@cmg.com.br
Envie para o autor suas dúvidas sobre plantio, colheita e cura da alcaparra e o seu uso no preparo dos pratos.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

43. Meio ambiente (3)

Ecologia e meio ambiente tem muita coisa a ver. Examinem o que estão pensando e teorizando eminentes figuras acadêmicas fartamente pagas pelos cofres públicos. Ouçamo-los: ecologia é uma ciência que se preocupa com os seres vivos e o ambiente. Tem a Ecologia Animal, a Vegetal e também a Geral, além, é claro, a dos Microorganismos que não são nem animais ou vegetais. Tem ainda a Autoecologia, a Ecologia Fisiológica ou Ecofisiologia e também a Sinecologia e a Ecogeografia, e por ai vai.
O que deve ser simples e prático foi devidamente confundido e teorizado com regras obtusas que somente são conhecidas por um hermético grupo de acadêmicos urbanícolas, tornando-se um mistério para a plebe de quem depende, diretamente, a saúde do meio ambiente. Hoje o uso das palavras ecológico(a) e auto sustentável virou moda. Até os papagaios as repetem, sem saber muito bem o que significam. Tornaram-se um salvo- conduto para esconder as mais grosseiras falcatruas.
Eu era garoto logo depois da segunda Grande Guerra e não sei por que já tinha ouvido falar num tal de Código de Águas. Entre outras coisas lá dizia que se deveria deixar nas margens dos rios uma área non aedificanti, naturalmente no talvegue do vale onde corre o rio. Acho que memorizei a história por causa da palavra talvegue.
Leis, boas ou más, já havia desde muito tempo. Quem deveria fiscalizar e recebeu salário para isso, não o fez, nem as leis tiveram uma divulgação necessária. Acharam que colocando na Constituição que ninguém pode dizer que desconhece as leis já resolveria o problema. As matas ciliares foram cortadas e os rios e ribeirões ficaram sem proteção. Com o beneplácito das “autoridades” construiu-se nas margens e até em palafitas sobre os rios, como se fazia há 3000 anos! Que pobreza de espírito. Não adianta depois da casa arrombada colocar apressadamente um enorme cadeado. Não é uma lei fundiária geral que irá consertar, em todo o Brasil, a esculhambação que se tornou nosso ambiente. As multas somente servirão para enriquecer os fiscais e tumultuar o Judiciário. (continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário