ALCAPARRAS (CAPERS, KAPERN, CÂPRE, CÀPPERO).
O autor responde: sergio.di.petta@cmg.com.br
Envie para o autor suas dúvidas sobre plantio, colheita e cura da alcaparra e o seu uso no preparo dos pratos.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

47. Meio ambiente (6) "Morus Nigra", Amora Preta.

Clique na foto para ampliar
Clique na foto para ampliar










 
Clique na foto para ampliar

Na primeira foto temos um magnífico exemplar de Morus nigra carregada de frutos. Este ano esperávamos, com ansiedade, colher as amoras tingidas de negro, saborosas e doces. A geléia de amoras, dessas amoras, não é coisa para se desprezar. Na foto numero 2 vemos as amoras tentando amadurecer. Inicialmente com a cor clara tornam-se vermelhas e quando amadurecem são pretas.
Todavia as maritacas (maitacas) chegaram antes. Bandos de 50 aves ou mais, vorazes e falando vários idiomas, atacaram minha futura geléia. Devoraram as amoras da parte superior da árvore, defecando os pequeninos caroços e demais matérias fosfatadas nas folhas e amoras que ficavam mais abaixo, como mostra a foto número 3. Uma porcaria.
Há 30 anos não víamos essas aves na região. Começaram a aparecer nos últimos 12 anos, cada vez em bandos maiores, barulhentos a ponto de incomodar quem está próximo. Elas emitem variados sons estridentes e com certeza se comunicam entre si. Identicamente aos pardais, elas procuram se aproximar do homem invadindo forros e telhados onde mastigam os fios retirando toda a isolação de plástico, talvez para afiar o bico. Muitas vezes ocasionam curtos-circuitos e até incêndios.
Dizem que atacam ninhos de outros pássaros comendo os ovos ou os filhotes. Eu nunca vi. Quem produz uvas framboesas morangos etc. e não montar guarda a partir das 05:00h se arrisca de ficar sem a colheita. Quando a praga que ataca as colheitas é uma mosca, uma borboleta, bactéria ou vírus existe autorização para combater o predador de nosso alimento porque coloca em risco nossa existência. Se o agente for um elefante, uma capivara, um pássaro o raciocínio é completamente outro. Sabe-se pouco sobre o equilíbrio natural, mas não é difícil de entender que um simples vírus possa vir a ser mais importante para o tão falado e badalado equilíbrio, do que todos os pássaros juntos. É assunto que requer estudo e detalhamento mais profundo. (continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário