ALCAPARRAS (CAPERS, KAPERN, CÂPRE, CÀPPERO).
O autor responde: sergio.di.petta@cmg.com.br
Envie para o autor suas dúvidas sobre plantio, colheita e cura da alcaparra e o seu uso no preparo dos pratos.

sábado, 17 de setembro de 2011

46. Noz Macadâmia


                                                         


Foto 2
Foto 1


Foto 3

Na foto 1 vemos uma macadamia integrifolia, planta de origem australiana que, assim como o eucalipto, se adaptou muito bem ao clima brasileiro. A da foto foi originada de semente cuja germinação ocorreu há cinco anos. Seguindo a idéia de trabalhar com um produto que não seja muito perecível e que, portanto, não precise ser vendido logo após a colheita, a macadâmia é uma ótima opção para pequenas propriedades. Trata-se de uma árvore de grande porte, pois pode atingir os quinze metros. É longeva e existem relatos de plantas seculares.
Dias quentes e noites frias onde a precipitação pluviométrica seja no mínimo 1200 mm seria um local ideal para o cultivo dessa espécie. É importante a escolha de uma muda de boa qualidade e ficar atento nos primeiros anos. Da mesma maneira que as cítricas ela necessita um solo profundo.
A colheita é feita da mesma forma que se faz com as nozes pecã, isto é, são coletadas no chão quando, já maduras, caem da árvore. Hoje se vende um quilo de nozes macadâmia a R$5,00 com casca. Sem a casca chega a custar R$25,00. A foto 2 mostra nozes produzidas em 2010/2011 pela nogueira em questão.
Até agora tive que combater duas pragas: O estabelecimento da camurça, camada aveludada que envolve os pequenos galhos e a abelha Arapuá. A foto 3 mostra o ataque das arapuás que carregam as folhas tenras, brotos e pendões florais da planta, o que atrasa seu desenvolvimento. A camurça se resolve com pulverização de enxofre pó molhável. Os insetos nós temos que procurar suas casas nas imediações e destruí-las. Até agora não conheço o predador dessas terríveis abelhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário