ALCAPARRAS (CAPERS, KAPERN, CÂPRE, CÀPPERO).
O autor responde: sergio.di.petta@cmg.com.br
Envie para o autor suas dúvidas sobre plantio, colheita e cura da alcaparra e o seu uso no preparo dos pratos.

quinta-feira, 30 de junho de 2011

36. Palestra sobre alcaparreiras (feita de maneira parcial em São Bento do Sapucaí (3)

O CULTIVO NA ITÁLIA


Da mesma forma que no Brasil começamos a coletar os frutos do guaraná e extraímos o palmito antes de começar a plantá-los sistematicamente, também as alcaparras foram coletadas, durante milênios, das plantas nativas com espinhos. Esse serviço era feito pelas pessoas mais pobres que suplementavam a renda familiar. Com o crescimento da demanda se começou a plantar de maneira sistemática.


Foto 7 ( Plantação sitemática em Pantelleria, Itália)

Uma foto em cores fala mais do que mil palavras. Na tela podemos ver uma plantação de alcaparreiras, cultivar Nocelara.
Alinhadas e distanciadas de 2 a 3 metros, ocupam um terraceamento onde outrora havia videiras.


Tabela 2 (Ciclo de cultivo na Itália)
 
A multiplicação da planta na Itália é realizado por sementes. A semeadura é feita no frio mês de janeiro, sempre em um canteiro abrigado, onde as mudinhas ficam até o inverno seguinte. A colheita dura os três meses e meio mais quentes do verão.

A poda e o aporte de nutrientes são feitos no inverno.



Foto 8 ( Vemos uma planta jovem em final de floração, quando
os botões, maisduros, se abrem antes de atingir o crescimento)

Acresce ainda dizer que os botões florais só nascem em galhos do ano, por isso convém fazer uma poda anual para eliminar uma massa vegetal inerte, como se faz com as videiras.


Pragas
Giovanni Baccaro (Il Cappereto) diz que a formiga é a única praga importante da alcaparreira na Itália. Santi Longo, do “Istituto de Entomologia Agraria da Catania”, descreve outros insetos que prejudicam a planta. No Brasil (Brazópolis) só notei dois problemas controláveis. As formigas e as borboletas. Certamente outros aparecerão.



ALCAPARRAS NO BRASIL


Foto 9 (Primeira germinação)

Cansado de perder sementes em substratos cheios de vírus, fungos e insetos eu decidi semear em areia de rio, asséptica, com umidade bem controlada.

 
Foto 10 ( Alcaparreiras em vasos)

Inicialmente mantive as alcaparreiras em vasos e levei alguns para Campos do Jordão e também para o litoral para estudar o comportamento. As que foram para o litoral chegaram a florescer.


Foto 11 (Local definitivo)

Transplantadas para o local definitivo em julho, em agosto rebrotaram vigorosas e com grande produção (2004). Nesse ano fui a Panteleria para estudar o assunto e trouxe de lá alcaparras conservadas no sal.
Utilizando o método de Panteleria, tratei as alcaparras colhidas nesse ano e, no natal de 2004, pude comparar as nossas alcaparras com aquelas que eu trouxe da Itália.
O livro conta a história. As nossas alcaparras são melhores.

(continua na próxima quinta feira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário