ALCAPARRAS (CAPERS, KAPERN, CÂPRE, CÀPPERO).
O autor responde: sergio.di.petta@cmg.com.br
Envie para o autor suas dúvidas sobre plantio, colheita e cura da alcaparra e o seu uso no preparo dos pratos.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

32. Alcaparras (9)



ALCAPARRAS NA ARGENTINA


Neste mês de maio estivemos alguns dias em Santiago Del Estero, Argentina, na propriedade da família Rico, onde o dr. Angel Rico, médico pediatra, desenvolveu uma variedade de alcaparreiras denominada AR1.
Minha mulher, Carla, e eu fomos muito bem recebidos e agradecemos, de público, a acolhida.
Minha visita foi motivada pela curiosidade em comparar alcaparreiras e alcaparras; as que temos aqui em Minas Gerais (Brazópolis) e as da Argentina (Santiago del Estero). Acredito que o contato foi muito proveitoso para ambas as partes.
Fato curioso é que lá na Argentina um médico e no Brasil um engenheiro, ambos fora das atividades profissionais agrícolas, foram os responsáveis pelo desenvolvimento e implantação dessa cultura, o que foi realizado sem nenhum apoio oficial. (Acá como ajá...)
Em todos os campos das atividades humanas sempre se insinua a reserva de mercado para profissionais habilitados, entretanto a agricultura é aptidão inata no ser humano, de maneira diferenciada, e a escola, às vezes, aperfeiçoa. Ocorre também com quem escreve, o jornalista ou repórter. Alguns nascem com esse dom e a legislação não deve suprimir a expansão dessa qualidade.
A troca de experiências foi muito proveitosa e demonstrou que os entraves para o desenvolvimento de uma nova cultura encontrados na Argentina, se repetem aqui no Brasil de maneira similar. (continua)


Nenhum comentário:

Postar um comentário