ALCAPARRAS (CAPERS, KAPERN, CÂPRE, CÀPPERO).
O autor responde: sergio.di.petta@cmg.com.br
Envie para o autor suas dúvidas sobre plantio, colheita e cura da alcaparra e o seu uso no preparo dos pratos.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

34. Palestra sobre alcaparreiras (feita de maneira parcial em São Bento do Sapucaí)

Há trinta e quatro anos comprei um sítio em Brazópolis e plantei arroz, feijão, mandioca, criei vacas de leite e fornecia leite para uma laticínio que a Parmalate comprou e fechou!
Hoje planto eucalipto para obter óleo em uma pequena usina extratora de óleo por arraste de vapor.
Sempre andei a procura um produto vegetal que viabilizasse economicamente uma pequena propriedade rural e que, uma vez colhido, não fosse necessário sair correndo para vender a preço vil como sucede com as frutas e legumes.
Encontrei a resposta no cultivo da alcaparreira.
Há mais de 10 anos cultivo alcaparreiras o que resultou no livro “O cultivo de alcaparreiras”, com o qual pretendo divulgar essa cultura.
Inicialmente vamos entender a importância econômica das alcaparras.



Grafico 1 (1988 a 2003)

O gráfico 1 nos mostra que em 1988 o mundo comercializava 1500 toneladas do produto. Em 2003 esse número chegou a 28 000 toneladas, 18 vezes mais!


Grafico 2 ( principais importadores em 2003) 

O grafico 2 mostra somente quem importou, em 2003, mais do que 100 toneladas. O importante é saber que o Brasil está em nono lugar, tendo importado 615 toneladas de um total comercializado naquele ano de mais do que 20 mil toneladas!


Grafico 3 (movimento de exportação em 2003 - em dólares)


Em 2003 o Marrocos já era o principal exportador mundial de alcaparras. Grosso modo as exportações de alcaparras totalizaram esse ano, 50 milhões de dólares!


Tabela 1 (Países que importaram do marrocos em 2009)

O Marrocos, nesse ano, faturou no mínimo 25 milhões de dólares com alcaparras.
Pasmem, o Brasil é o terceiro maior comprador de alcaparras marroquinas, depois da Itália e da Espanha. Compramos esse ano 750 toneladas de alcaparras com despesa de 1,2 milhões de dólares. Além disso, ainda compramos da Itália, Espanha e EUA.



Grafico 4 (Países que exportaram para América do Sul em 2003)

O gráfico 4 mostra os países que exportaram para a America do sul em 2003:  Marrocos, Espanha, USA, Turquia, Síria e Itália.A exportação italiana nesse ano foi excepcionalmente baixa.



Grafico 5 (Importadores da A. do Sul em 2003)

Em 2003 o maior importador foi a Venezuela, e em segundo lugar o Brasil com 615 toneladas. Nesse ano a Argentina importou somente 21 mil quilos. Hoje já tem uma pequena produção. O importante, porém, é que estão fazendo multiplicação por divisão celular e já venderam mudas para o Uruguai, México, Peru etc.
Essas informações nos mostra claramente a potencialidade do mercado brasileiro. O mercado de alcaparras semi atacado e varejo movimentam mais de 15 milhões de dólares no país!

(continua na próxima quinta feira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário