ALCAPARRAS (CAPERS, KAPERN, CÂPRE, CÀPPERO).
O autor responde: sergio.di.petta@cmg.com.br
Envie para o autor suas dúvidas sobre plantio, colheita e cura da alcaparra e o seu uso no preparo dos pratos.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

30. Produção de óleos aromáticos por arraste de vapor (6)



Na foto vemos parte do laboratório onde estão instalados um condensador e uma dorna, além da válvula para fornecimento de vapor (atrás da dorna). Esse equipamento serve para extrações experimentais de pequenas quantidades de material quando se deseja medir os percentuais de óleos presentes no vegetal.
Todo o equipamento é feito em aço inoxidável, algumas partes não importante foram construídas em alumínio. É necessário que haja esse pequeno laboratório anexo à usina produtora porque a atividade de separar e filtrar os óleos e guardá-los necessita de um local limpo e livre do calor que normalmente existe na área de destilação.
Poluição ambiental: a primeira preocupação do projeto foi com o meio ambiente. A caldeira funciona a lenha produzida na propriedade que cultiva dois alqueires de eucaliptos para essa finalidade. Isso porque essa é uma energia renovável, com certeza mais ecológica do que queimar gás ou óleo combustível oriundo do petróleo. Alem disso, para pagar o pouco gás carbônico emitido a propriedade conserva mais de 20% em mata natural. Durante seu funcionamento diário, atualmente, a caldeira utiliza meio metro cúbico de lenha, um pouco mais do que um fogão domestico a lenha funcionando o dia inteiro.
A água utilizada para resfriamento e arraste do óleo provem de uma pequena mina e é filtrada e acumulada em uma caixa em aço inoxidável de 2000 litros.
Aquela utilizada para resfriamento, após retornar à temperatura ambiente é lançada em a natureza uma vez que nenhuma nova substancia lhe foi acrescentada. Existe projeto para construção de uma torre de resfriamento à fim de utilizar, praticamente, a mesma água para resfriar o produto da destilação.
A água utilizada para a extração do óleo que sai do condensador, depois de separada, ainda contém traços irrelevantes desse óleo. Essa água, após o resfriamento, é lançada em um tanque onde se criam tilápias, dourados e outros peixes. A saúde dos peixes indica se houve poluição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário