ALCAPARRAS (CAPERS, KAPERN, CÂPRE, CÀPPERO).
O autor responde: sergio.di.petta@cmg.com.br
Envie para o autor suas dúvidas sobre plantio, colheita e cura da alcaparra e o seu uso no preparo dos pratos.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

29. Produção de óleos aromáticos por arraste de vapor (5)


A foto mostra à esquerda a dorna aonde será colocada a massa vegetal produtora de óleo. Qualquer vegetal que tenha algum perfume, algum cheiro, possui óleo essencial e pode ser retirado.
Vê-se em cima, pendurada, a tampa com a saída do vapor carreador (pescoço de cisne). Ao centro uma caixa, em aço inoxidável, de 500 l onde foi instalada, internamente, uma serpentina de tubo de aço inoxidável. A água fria entra no condensador por baixo, pelo tubo pintado de verde e sai por cima, no tubo pintado de azul, em cuja saída existe um medidor de temperatura.
O tubo pintado de branco conduz o vapor até a dorna e a alavanca amarela regula seu fluxo. Vê-se ali também um medidor de pressão –repetidor da pressão da caldeira- e a direita uma mangueira com vapor para limpeza do equipamento.
Escondido atrás do apoio do condensador está o vaso florentino, responsável pela separação do óleo da água formada pelo vapor condensado. Ao fundo uma lousa para marcação dos resultados obtidos e do horário.
A área foi projetada para suportar uma expansão da produção em 4 vezes, isto é, podemos ampliar para processar até 500 kg de material por vez. (continua)


Nenhum comentário:

Postar um comentário