ALCAPARRAS (CAPERS, KAPERN, CÂPRE, CÀPPERO).
O autor responde: sergio.di.petta@cmg.com.br
Envie para o autor suas dúvidas sobre plantio, colheita e cura da alcaparra e o seu uso no preparo dos pratos.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

23. TRATOR DE ESTEIRA (2)



De volta à nossa terrinha andamos pesquisando e encontramos alguma tralha velha. Uns tratores antigos que se chamavam Brasitália e o operador ficava sentado praticamente entre as lagartas. No mercado de tratores usados haviam tambem uns de nome Santa Matilde e tambem Malves. Nenhum novo. Esse tipo de trator não era mais fabricado. Por que será?
O trator da foto 1 é um New Holand, pequeno, vendido na Itália por uns 20 000 dolares, preço de 8 anos atrás. É mais caro que os anteriores mas essa máquina poderá durar 30 anos em uma pequena propriedade e o trabalho que faz é simplesmente incrivel. Tem um centro de gravidade baixissimo e pode trabalhar em curvas de nivel em terrenos inclinados. Além disso não compacta o solo uma vez que seu peso se distribui por todo o apôio da lagarta.
Nossos governos, sempre descompassados com as necessidades dos agricultores, não enxergaram ainda que deverão apoiar a industria que queira produzir no Brasil tratores agricolas de esteira, pequenos, para servir à agricultura familiar.
Fixar familias no campo e dar sustentabilidade para que desenvolvam atividade realmente produtiva deveria ser a maior preocupação do governante.
Os grandes latifundios produzem riqueza para exportação mas não civilizam, não acrescentam cidadânia, não contribuem para a saude ambiental nem proporcionam uma sociedade feliz.
Deslocar pessoas para o campo, retirar o sofrido povo das periferias das cidades, lugares infectos sem condições de habitabilidade aliviando as tensões nos grandes centros é um dever do politico consciente.
Urge que o governo libere de impostos, por 10 anos ou mais, a industria que queira investir na produção desses tratores, e mais do que isso, que se mova e vá procurar quem queira e possa montar essa indústria. Pelo menos dessa vez, sem trambiques. Di Petta



Um comentário:

  1. Ola! Queira responder à um desinformado. Que vento move este inflamado e correto, se posso assim dizer, comentario acima.
    Celso

    ResponderExcluir