ALCAPARRAS (CAPERS, KAPERN, CÂPRE, CÀPPERO).
O autor responde: sergio.di.petta@cmg.com.br
Envie para o autor suas dúvidas sobre plantio, colheita e cura da alcaparra e o seu uso no preparo dos pratos.

quinta-feira, 24 de março de 2011

BAMBU (2)


FOTO (1)
CLICK NA FOTO PARA AMPLIAR

FOTO (2)
CLICK NA FOTO PARA AMPLIAR




 




Tenho acompanhado essa touceira de bambu durante 34 anos. Acredito que ela tenha mais do que 70 anos, pois foi plantada pelo antigo proprietário do local e esta foi a primeira vez que floresceu. Na realidade são três touceiras próximas. Duas delas entraram em florescência. A terceira não. Provavelmente as duas que floresceram são plantas do mesmo rizoma, ou são clones. O bambu é uma planta maravilhosa e misteriosa. Com respeito à floração poderíamos especular que o vegetal usa toda sua energia vital para produzir as sementes e por isso morre, mas também pode acontecer que, por motivos de falta de nutrientes ou umidade, a planta, em vias de fenecer, lance suas sementes para garantir a sobrevivência da espécie. Esse fato acontece com outros vegetais é plenamente possível, mas então, quando é que o bambu floresce normalmente? Por enquanto só Deus sabe.
Numa chácara, sítio ou fazenda, o bambu é e será sempre necessário. Seus brotos tenros podem ser usados como alimento. As cercas de arame farpado poderão ser melhoradas colocando bambus partidos ao meio verticalmente e amarrados com arame fino. Esse cercamento poderá ser feito em galinheiros e mesmo em bezerreiros. Há vinte anos fiz um pequeno estábulo para servir como retiro de leite. Nas colunas, feitas dentro dos blocos de cimento, em vez de ferro usei bambus cortados em três e amarrados casca contra casca. Também as lajes foram feitas com bambus e permanecem firmes. É um procedimento que recomendo. Além disso, as divisas poderão ser plantadas com bambus e durarão para sempre.
A foto 1 mostra a provável inflorescência. A foto 2 um bambuzal vizinho àquele, para o qual ainda não chegou o grande dia de lançar flores e sementes. (Final)





Nenhum comentário:

Postar um comentário