ALCAPARRAS (CAPERS, KAPERN, CÂPRE, CÀPPERO).
O autor responde: sergio.di.petta@cmg.com.br
Envie para o autor suas dúvidas sobre plantio, colheita e cura da alcaparra e o seu uso no preparo dos pratos.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

26. Produção de óleos aromáticos por arraste de vapor (2).



A eterna busca por um produto não perecível que pudesse sustentar uma pequena propriedade nos conduziu a estudar projetar e montar uma indústria piloto para produzir óleos essenciais através de arraste de vapor. A foto 1 mostra o laboratório e o óleo de cymbopogon citratus pronto para ser filtrado e envasado. Atrás desse nome complicado está o nosso famoso capim de beira de estrada ou capim cidrão.
Inicialmente fiz um levantamento dos preços de compra e venda dos óleos essenciais. Nenhum estudo profundo de viabilidade, apenas a constatação de que havia compradores para os óleos aromáticos que servem tanto de matéria prima para a indústria química como para a fabricação de cosméticos. Também a aromaterapia consome, em menores quantidades, numerosas essências.
Ciente de que o óleo, até certo ponto, era uma mercadoria não perecível e que era possível colocá-lo no mercado, passamos a projetar a fábrica. Se se tratasse de destilar pinga seria mais fácil, uma vez que existem muitas indústrias que se dedicam à fabricação de alambiques e poderíamos comprar um pronto, mas não era esse o caso. Eu tive que fazer quase tudo sozinho, às marteladas. (continua)



Nenhum comentário:

Postar um comentário