ALCAPARRAS (CAPERS, KAPERN, CÂPRE, CÀPPERO).
O autor responde: sergio.di.petta@cmg.com.br
Envie para o autor suas dúvidas sobre plantio, colheita e cura da alcaparra e o seu uso no preparo dos pratos.

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

9. ALCAPARRAS (4)

                                                            Frutos da alcaparreira


ALCAPARRA

Aclimatar uma espécie exótica não é muito fácil. Mais do que o solo, que pode ser fabricado, o clima quase sempre é um problema difícil de resolver. Uma planta originária de um clima seco quando transportada para outro com chuvas copiosas e duradouras, poderá ter sua parte aérea e seus frutos atacados por fungos indesejáveis. Os frutos, quando amadurecem na estação chuvosa, deixam de concentrar açucares se apresentando aguados e sem gosto Além disso, cada região tem sua própria entomofauna e os vegetais autóctones convivem ou sobrevivem apesar dos ataques constantes desses insetos porque, através de um longo tempo e mutações, às vezes, se tornam imunes ou vivem em simbiose com as pragas.
Nestes 10 anos que cultivamos alcaparreiras tivemos somente dois problemas sensíveis a relatar. Desde logo as formigas brasileiras descobriram a nova espécie e passaram a, aparentemente, se alimentar dos botões florais. Em seguida um lepidóptero fez do anverso das folhas o berçário para seus filhotes, depositando seus ovos ali. Todavia constituem problemas irrelevantes e facilmente evitáveis sem emprego de defensivos.
A tentativa de aclimação de plantas exóticas, às vezes, resulta na infertilidade, isto é, a planta vegeta, mas não frutifica, ou tem uma frutificação muito fraca e diminuída. Outras vezes vegeta mofina longe de seu habitat. O louro e o alecrim são exemplos.
No caso das alcaparreiras, somente notei uma pequena perda do vigor em relação àquelas da Europa e, naturalmente, uma diminuição da produção. Entretanto um estudo dos nutrientes necessários à planta poderá resolver o problema. Sobre o assunto lembro que a experiência de produtividade foi feita com pés francos, isto é, originados de sementes. Caso a multiplicação seja feita por estaquia ou divisão meristemática, matrizes mais férteis poderão ser escolhidas melhorando a produtividade.
A multiplicação é o gargalo que impede que se faça uma expansão rápida no cultivo de qualquer espécie. E esse é justamente o problema que estamos vivenciando com nosso alcaparral. As sementes de minha produção tem um baixíssimo percentual de germinação. Mesmo as importadas que certificam 60% de germinação, não alcançam 10%, semeadas em alfobre de substrato. Semeadas em leito de areia de rio, asséptico, se consegue um melhor resultado.
Como a idéia é multiplicar as plantas produtivas, nos resta fazer estaquia ou clones via divisão celular das plantas produtivas. Di Petta 21.11.10.



Nenhum comentário:

Postar um comentário