ALCAPARRAS (CAPERS, KAPERN, CÂPRE, CÀPPERO).
O autor responde: sergio.di.petta@cmg.com.br
Envie para o autor suas dúvidas sobre plantio, colheita e cura da alcaparra e o seu uso no preparo dos pratos.

quarta-feira, 2 de março de 2011

18. Figo da Índia (2)

Foto 1
click na foto para ampliar
Foto 2
click na foto para ampliar













A foto 1 nos mostra os frutos, sem a casca, inteiros e metades. A foto 2 apresenta os frutos, amarelos, inteiros e partidos ao meio. Discute-se sobre o sabor das variadas cores, mas o que importa é que todas são saborosas e doces. Comer figos gelados nos meses quentes do verão, época de sua maturação, é uma agradável experiência, além de, como toda fruta, ser fonte de vitaminas e frutose.
Segundo informações, o figo da Índia está fazendo parte da merenda escolar nas escolas do nordeste brasileiro e não era sem tempo tendo em vista que a planta foi introduzida no Brasil por dom João VI no século XIX! As palmas, suculentas, desde muito são utilizadas para alimentar o gado nos períodos das secas. No México, a planta tem uma enorme importância econômica e juntamente com o milho constituem a base econômica das pequenas propriedades. No Brasil continua uma fruta esquecida, com um produtor e exportador em São Paulo e pontualmente cultivado na colônia italiana no RS. Entretanto é uma fruta versátil com à qual se pode fazer geléia.
Para provar e comprovar, em janeiro de 2010 fizemos geléia das frutas separando-as por cores e retirando as sementes. Resultou uma massa de consistência sabor e cores sem igual. Sendo o figo da índia uma planta de fácil cultivo, nos perguntamos por que continua esquecida. Seria por causa dos espinhos? (continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário