ALCAPARRAS (CAPERS, KAPERN, CÂPRE, CÀPPERO).
O autor responde: sergio.di.petta@cmg.com.br
Envie para o autor suas dúvidas sobre plantio, colheita e cura da alcaparra e o seu uso no preparo dos pratos.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

4. OLIVEIRAS (2)

                                                    OLIVEIRAS NA TOSCANA.

HÁ MUITOS ANOS, APÓS UMA NEVASCA DE 15 DIAS, AS OLIVEIRAS TIVERAM SUAS COPAS PREJUDICADAS E PODADAS. DA REBROTAÇÃO FORAM DEIXADOS DE DUAS A QUATRO NOVAS PLANTAS.

A OLIVEIRA DO PORTUGUÊS (continuação)
Antes de a oliveira frutificar, a casa foi vendida para um italiano que, certamente, comprou a oliveira e a casa veio de brinde. Eu era o vizinho da direita e, juntamente com o dono da casa, fiquei esperando, ansioso, a primeira colheita. Acho que foi lá pelo ano de 1960 que correu o boato. Tinham visto uma azeitona verde no pé, bem lá em cima. Eu não vi.
Pecado não ter havido uma boa produção porque eu estava até com a receita para iniciar o devido tratamento das olivas.
Quarenta anos mais tarde resolvi plantar oliveiras no sul de Minas Gerais. Isto porque cultivar oliveiras em pequenas propriedades é uma boa opção na Toscana, Itália, e provavelmente poderá ser também uma solução para viabilizar a sustentabilidade de pequenas propriedades no Brasil. Comecei, portanto, a estudar o assunto e, após conhecer as principais variedades existentes, resolvi procurar algum órgão do governo que tivesse mudas e tecnologia para oferecer.
Cheguei ao local justamente no dia em que estavam fazendo uma colheita. Havia dezenas de árvores, algumas com frutos. As plantas não eram novas e os frutos eram pequenos e tinham muitas imperfeições decorrentes de ataques de insetos ou fungos. Pensei: - Estas frutas só servem para se fazer óleo. E eu, que gosto também de azeitonas, como fico?
Em seguida chegaram os fotógrafos dos jornais convidados e começaram a fotografar.
Se aquela produção era motivo de tanta festa, não seria eu que me aventuraria como produtor de olivas!
Desisti de plantar, mas não de acompanhar o desenrolar da longa história (que mais parece uma novela), da aclimação de oliveiras em nosso país. (segue na próxima semana, como de costume)

Nenhum comentário:

Postar um comentário