ALCAPARRAS (CAPERS, KAPERN, CÂPRE, CÀPPERO).
O autor responde: sergio.di.petta@cmg.com.br
Envie para o autor suas dúvidas sobre plantio, colheita e cura da alcaparra e o seu uso no preparo dos pratos.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

70. ALCAPARRAS (16)





Entre animais e vegetais existem aqueles mais férteis e os que são menos férteis. Ratos e coelhos são famosos pela alta taxa de reprodução. Entre as cactáceas, as opuntiae constituem exemplo de fertilidade; um pedaço de caule jogado de qualquer forma no chão enraíza rapidamente. As alcaparreiras estão na outra ponta, pelo menos quando se fala da multiplicação desse arbusto fora de seu habitat.
A reprodução sexuada tem sido difícil uma vez que o percentual de germinação fica abaixo dos 10% (considerando também a morte nos primeiros meses após a germinação), taxa que inclui as sementes comerciais de origem italiana e que certificam 60%! Naturalmente foram experimentados os métodos conhecidos para “despertar” as sementes.
Por esse motivo preconizamos a multiplicação celular via divisão miristemática. Este ano, entretanto, faremos a experiência de enraizar micro ramos herbáceos utilizando como enraizador simplesmente uma calda feita com raízes de tiririca.
Quem sabe o problema da baixíssima germinação não estaria vinculado à colheita das sementes. Os frutos maduros se abrem mostrando as sementes ainda com coloração clara, talvez não totalmente prontas. Uma substancia inicialmente consistente as envolve e que em seguida se torna gelatinosa. Tão logo os frutos se abrem as formigas já começam a remover o material que envolve as sementes, levando-as em seguida para o formigueiro. (foto 1) Temos que agir mais rápidos do que elas!
A foto 2 mostra frutos completamente esvaziados. Se deixarmos amadurecer suficientemente as sementes servirão de alimento às formigas. Se as retirarmos antes, poderão não estar prontas e, portanto, não germinarão. Por isso iremos protegê-las com sacos de papel para que permaneçam na planta por mais alguns dias. Veremos o que resulta.

2 comentários:

  1. Parabens pelo seu trabalho no tocante as alcaparras,li e gostei,também comungo da mesma ideia a respeito dos pequenos tratores de esteiras.

    ResponderExcluir