ALCAPARRAS (CAPERS, KAPERN, CÂPRE, CÀPPERO).
O autor responde: sergio.di.petta@cmg.com.br
Envie para o autor suas dúvidas sobre plantio, colheita e cura da alcaparra e o seu uso no preparo dos pratos.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

69. ALCAPARRAS (15)



FOTO 1

Este ano foi um ano atípico pois as alcaparreiras produziram botões florais deste agosto até este mês de abril continuamente. Quem leu o livro “O cultivo de alcaparreiras” sabe que esse fenomeno já ocorreu em 2006/07 mas, como regra, a produção se restringe a três meses e meio, que é o que acontece na Itália. Vejam que não realizei nenhuma poda de frutificação.
Quando estive em Pantelleria (Sicilia I.) o diretor de uma cooperativa produtora de alcaparras me informou que o ciclo produtivo do vegetal era de três a quatro meses. Eu, brincando, lhe disse: já imaginou se no Brasil, outro clima e latitude diversa, conseguirmos colher alcaparras o ano todo?! Será que chegaremos lá?
Estou a quinze anos pesquizando alcaparreiras e tenho notado comportamentos inusitados. Este ano as borboletas praticamente deixaram de colocar ovos no anverso das folhas. Sabe-se lá o motivo.
Neste final de floração deixei de colher os botões florais para obter as desejadas sementes. A foto mostra muitos frutos. Se as formigas deixarem, este ano a colheita de sementes será farta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário