ALCAPARRAS (CAPERS, KAPERN, CÂPRE, CÀPPERO).
O autor responde: sergio.di.petta@cmg.com.br
Envie para o autor suas dúvidas sobre plantio, colheita e cura da alcaparra e o seu uso no preparo dos pratos.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

65. Alcaparras. Alfobre de Perlita. (14)



Voltamos a comentar sobre a germinação das sementes de alcaparreiras, assunto principal de nosso livro O CULTIVO DE ALCAPARREIRAS. Sucede que não tem sido fácil fazer germinar e, posteriormente, conseguir a sobrevivência das mudas por ocasião do transplante do alfobre para um vaso ou para o local definitivo. Algumas pessoas para os quais enviamos sementes se queixam da dificuldade de fazer tais sementes germinar. Realmente não é fácil e por esse motivo nossa sugestão é, há muito tempo, partir para a divisão celular. Infelizmente nenhum órgão oficial se interessou pela empreitada.
Temos recebido muitas mensagens solicitando sementes e também mudas de alcaparreiras. As mudas que temos conseguido por via sexuada são poucas e temos utilizado para o aumento de nossa lavoura. Entretanto temos enviado, gratuitamente, sementes para aqueles que adquirem nosso livro sobre o assunto e nosso interesse é manter contato com essas pessoas para saber o resultado dessa “empolgante” experiência.
A foto mostra um canteiro feito somente com perlita, mineral de origem vulcânica, inerte, e que se conserva com certa umidade. Escassamente regado inicialmente, após a germinação aportamos pouca água com nutrientes como se usa para a hidroponia. Essas sementes demoraram seis meses (6 meses!) para germinar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário