ALCAPARRAS (CAPERS, KAPERN, CÂPRE, CÀPPERO).
O autor responde: sergio.di.petta@cmg.com.br
Envie para o autor suas dúvidas sobre plantio, colheita e cura da alcaparra e o seu uso no preparo dos pratos.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

62. Lichia (1)


Foto 1 - lichia em flor
                                                                  
                                                                
                                                                  

Foto 2 lichia com frutos


                                                      

                                                           
                                                         
Foto 3 - frutos e caroços












Litchi Chinensis (Lychee nut) ou Lichia, como o nome indica, é originaria da China. Atualmente já está bastante difundida no Brasil e em dezembro, por ocasião das festas de fim de ano, podemos encontrá-las em supermercados e feiras, porém, nessa época, o preço ainda é bastante alto, chegando a R$18,00 o quilo.
A foto nº 1, tirada no mês de setembro de 2011 mostra uma árvore, resultante de semente, com uns 12 anos, em plena floração. A mesma árvore na foto nº2, tirada no início de janeiro de 2012, mostra pencas de frutas maduras na característica cor vermelha. Antes que sirva de alimento a toda espécie de vespas e pássaros, convém fazer a colheita. Após uma semana de colhida, a casca do fruto se torna marrom e fica quebradiça. Entretanto a polpa continua doce e comestível durante algum tempo. Acondicionado em bandejas e cobertas com filme plástico conservam a cor e consistência da casca durante um tempo maior.
A lichia tem uma polpa muito saborosa mas, em geral, em pequena quantidade entre a casca e o enorme caroço. Normalmente quanto maior o fruto maior o caroço. Entretanto nas frutas menores, e excepcionalmente nas maiores, podemos encontrar caroços não desenvolvidos conforme se pode ver na foto nº 3. As frutas onde isso ocorre possuem muito mais polpa. A lichia castiga o pecado da gula uma vez que quem escolhe as maiores frutas come as menores polpas!
É possível que já existam variedades desenvolvidas para produzir somente caroços pequenos e se isso ainda não foi feito está na hora dos acadêmicos se mexerem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário