ALCAPARRAS (CAPERS, KAPERN, CÂPRE, CÀPPERO).
O autor responde: sergio.di.petta@cmg.com.br
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quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

63. Diesel (I)-Biodiesel-



A quase totalidade dos tratores agrícolas existentes no Brasil funcionam com motores a óleo diesel, inventados e patenteados por Rudolf Diesel em 1892! Desde essa data até hoje, nada se inventou que superasse o ciclo diesel para motores estacionários ou para caminhões e tratores. Durante esse tempo, o óleo utilizado tem sido aprimorado a fim de melhorar o desempenho e a durabilidade dos motores. A falta de pureza do cumbustível ou a existência de teores de enxofre maiores do que 10.000 ppm além de diminuir a vida dos motores, leva a um aumento de despesa porque haverá necessidade de trocas de óleo mais frequentes. Os EUA e a Europa, há muito tempo, já superaram o problema e o óleo diesel lá vendido obedece às normas EN590 e ASTM D975. No Brasil infelizmente não! (somente agora, dizem, vão fazer essa experiencia). Vejam o que recomenda uma das fábricas de motores:
1. Recomenda-se uso de combustível com teor de enxofre inferior a 5.000ppm.
2. O uso de diesel com teor de enxofre maior do que 5.000 ppm reduz os intervalos de troca de óleo.
Quando existem empresas estatais manipuladas por políticos pode acontecer toda sorte de disparates tecnológicos e comerciais. O diesel distribuido no Brasil não tem qualidade e, para piorar a situação, inventaram o biodiesel, que se tornou possível graças a um enorme investimento de dinheiro público a fundo perdido. A idéia, em si, de obter um combustível renovável é excelente, mas não a qualquer custo e contribuindo para deteriorar a frota de motores existentes. Combinar sebo de boi com óleo de mamona e outros, processá-los e misturar 2% (pouco?!) ao combalido óleo diesel brasileiro obrigando-nos a usar, sem possibilidade de escolha, (não existe concorrência) é coisa pra doido! Se o trator ficar algum tempo parado a mistura explosiva forma bôrra que entope a bomba injetora. Prejuízo: R$2.000,00.

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