ALCAPARRAS (CAPERS, KAPERN, CÂPRE, CÀPPERO).
O autor responde: sergio.di.petta@cmg.com.br
Envie para o autor suas dúvidas sobre plantio, colheita e cura da alcaparra e o seu uso no preparo dos pratos.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

15. GRUMIXAMA (2)



Grumixama é o nome da fruta e tem origem no idioma Tupi. A árvore se chama grumixameira, porém existe uma tendência popular, como em tantos outros casos, de chamar fruto e planta com o mesmo nome. Está classificada como Eugenia brasiliensis e pertence a família das mirtáceas. A fruta é muito parecida com a cereja, do gênero prunus, que pertence à família das rosáceas, com origem no norte da Europa, Ásia e America.
A cereja atual é uma fruta fabricada, isto é, originada de espécies silvestres tais como o prunun avium e prunus cerasus, e teve suas características melhoradas para que pudesse atender à demanda por uma fruta suculenta, com boa espessura de polpa e agradável ao paladar.
A grumixameira tem peculiaridades que a recomenda ao processo de melhoramento e poderá se tornar a cereja brasileira daqui a um tempo não muito curto é verdade, mas é um trabalho inteligente que valerá a pena. Natural da Mata Atlântica vegeta com muito vigor da Bahia até Santa Catarina, locais onde resiste bem aos predadores naturais e é altamente produtiva. Senhores! Quem se habilita a começar?
Além dos deliciosos frutos, necessários à alimentação de nossa fauna alada, se trata de uma árvore maravilhosa para ornamentação. Bem conduzida chegará aos seis ou sete metros (há quem afirme que na competição pela luz pode atingir 20 m) e mesmo sem flores ou frutos suas folhas verdes brilhantes constituem uma dádiva maravilhosa para quem procura a suave estética natural. (continua)

2 comentários:

  1. de li ci oooooosa. colhi pensando que fosse cereja, mas pesquisando descobri que e grumixama. Muito boa mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Excelente trabalho! Enquanto nos preocupamos em valorizar frutos importados, esquecemos da riqueza da nossa terra, com tanta variedade de cores, formas e sabores e muitas vezes o conhecimento é restrito uma determinada região do país.

    ResponderExcluir