ALCAPARRAS (CAPERS, KAPERN, CÂPRE, CÀPPERO).
O autor responde: sergio.di.petta@cmg.com.br
Envie para o autor suas dúvidas sobre plantio, colheita e cura da alcaparra e o seu uso no preparo dos pratos.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

16. GRUMIXAMA (3)

FOTO (1)
FOTO (2)









    


Foto 1

Alguém já disse que uma foto vale mais do que mil palavras. Vou me abster de descrever quantas pétalas, sépalas e estigmas possui essa pequena flor branca. Basta dizer que a foto 1 acima reproduz flores de grumixama as quais, fertilizadas, produzirão o fruto mostrado na foto 2.
Essa floração se deu em fins de dezembro e os frutos maduros vieram no começo de fevereiro. Outra frutificação já havia ocorrido na primavera com frutos negros e brilhantes. De acordo com a literatura existem também variedades que apresentam frutos vermelhos e amarelos.

Foto 2

Os frutos são parecidos com uma cereja, mas a polpa é bem menos espessa e o paladar poderá ser mais ou menos doce, levemente adstringente. Presta-se como fruta de mesa, para fazer geléia ou licor, mas é dificilmente encontrada no mercado, especialmente no sudoeste do país. Não tem sido muito cultivada acredito que seja porque a demanda ainda é muito pequena, ou seja, a fruta ainda não conseguiu se firmar no mercado através de consumidores cativos. Para que isso aconteça é necessário, como já foi dito, desenvolver cultivares cujos frutos tenham polpa mais espessa e que o amadurecimento dos frutos não se comporte como as jabuticabas, isto é, período de colheita muito curto, o que não contribui para que o comprador se acostume a adquirir a fruta.
O cultivo dessa frutífera começa pelo estudo de sua multiplicação. Semear é a melhor maneira ainda que, às vezes não seja muito fácil. As tentativas de germinação que eu fiz sem utilizar processos de quebra de dormência não resultaram. Alunos da Universidade Federal do Espírito Santo, Secção de Fitotecnia, experimentaram colocar as sementes na geladeira e após, deixá-las em água quente em várias temperaturas e tempos diferentes. Pelo que eu entendi as sementes testemunhas, que haviam somente ficado alguns dias na geladeira, tiveram melhor resultado. O campo está aberto para os pesquisadores. (final)

Nenhum comentário:

Postar um comentário