ALCAPARRAS (CAPERS, KAPERN, CÂPRE, CÀPPERO).
O autor responde: sergio.di.petta@cmg.com.br
Envie para o autor suas dúvidas sobre plantio, colheita e cura da alcaparra e o seu uso no preparo dos pratos.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

108. ALCAPARREIRAS E VIDEIRAS


Na Europa temos seis tipos de climas, quase todos se caracterizam por temperaturas baixas no inverno e, dependendo da latitude, a temperatura média de inverno fica entre 0°C a 10°C. Por esse motivo muitos vegetais assumem um estado de dormência no período frio e esse é o caso das videiras e das alcaparreiras que perdem suas folhas durante o inverno. Todavia quando essas espécies são transferidas para climas mais quentes, intertropicais, como exemplo a região de Brazópolis, MG, onde as temperaturas médias invernais podem variar bastante, às vezes ocorrem brotações e frutificação no outono e mesmo durante o inverno.



As fotos 516, 517, 519, 520 mostram brotações e frutificação no cultivo de três videiras ao final do outono, o que não é comum, a menos que se tomem providencias para obter duas colheitas por ano.

Nas proximidades, em uma roça de 150 alcaparreiras que estão sendo cultivadas para a obtenção de variações genéticas, 50% delas estão em pré estagio de dormência conforme se vê na foto 525 e também na foto 526 (planta em segundo plano). As outras fotos mostram as plantas em brotação e florescimento. Em climas mais frios muito dificilmente ocorre essa brotação e frutificação temporã e acredito que a planta precisa desse descanso e talvez por isso seja uma planta longeva.  O que temos constatado nessa experimentação em nosso clima é que algumas plantas frutificam durante quase 10 meses ao ano, enquanto que em seu local de origem isso acontece somente nos meses quentes do verão.

O estresse, advindo da alteração das temperaturas a que a espécie estava ajustada certamente irá forçar o aparecimento de variações tendentes a adaptar a planta para um novo comportamento de mínimo consumo de energia. Todavia isso ocorrerá em prazo muito longo e somente nas plantas com multiplicação sexuada.






Nenhum comentário:

Postar um comentário