ALCAPARRAS (CAPERS, KAPERN, CÂPRE, CÀPPERO).
O autor responde: sergio.di.petta@cmg.com.br
Envie para o autor suas dúvidas sobre plantio, colheita e cura da alcaparra e o seu uso no preparo dos pratos.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

93. Grumixama, Lichia e Alcaparras



















A velocidade do tempo que passa é diretamente proporcional à idade que temos. Já estamos batendo à porta do Natal de 2013. Nesta época, nossa ascendência européia nos faz pensar em nozes, avelãs, castanhas e amêndoas, sementes oleaginosas próprias para se comer durante o inverno, às vezes rigoroso, no velho mundo. No Brasil o inicio do verão tem se caracterizado por temperaturas acima dos 30 graus centigrados, tornando totalmente impróprio o consumo exagerado de sementes ou frutas secas. Nós temos um sem número de frutas tropicais com excelente qualidade e preços razoáveis mas, ainda seguindo a tradição, procuramos por cerejas cujo preço atinge soma estratosférica. Pergunto: por que não desenvolvemos a nossa cereja genuinamente brasileira, natural da mata atlântica, a grumixama?  Vejam na foto 8040 o tamanho e a qualidade dessa fruta ainda desconhecida dos brasileiros. Ela ainda tem uma casca um pouco grossa e pouca polpa se compararmos às cerejas. Ocorre que precisam ser desenvolvidas e melhoradas. As cerejas em sua origem também não eram como agora se apresentam. Vai aí um recado à Embrapa. Que tal trabalhar acreditando nessa nossa fruta?

Este ano não colherei lichias no natal. Na foto 8042 vemos o anverso das folhas da planta todo tomado por um provável fungo parecido com a camurça que ataca galhos das cítricas. O fungo deforma as folhas e ataca também os frutos. Como as árvores são muito grandes a pulverização se torna um tanto trabalhosa. Estou estudando uma solução. Se algum seguidor souber como eliminar a praga, por favor, entre em contacto.

Este é um blogue que, em sua essência, trata do assunto alcaparras.  Temos visto como é difícil fazer germinar as sementes, mas principalmente, uma vez germinadas, conseguir que as plântulas vinguem. Pois bem, lavamos as caixas que usamos para semear alcaparras e as sementes que não germinaram (em um ou dois anos), as vezes caem ao chão juntamente com a água da lavagem e escorre pelo cimentado, em geral mantido seco  Três sementes que pararam em uma nesga de terra de uma rachadura do cimentado ali nasceram e estão se desenvolvendo! Essa é uma prova insofismável que as alcaparreiras poderão se tornar plantas invasoras em nosso país, em locais de pouca umidade e baixo índice pluviométrico, isto é, em um clima semi-árido. Não sei o que as entidades governamentais estão esperando para introduzir alcaparreiras em nosso nordeste, tanto para deixarmos de importar como para fixar o sertanejo no campo. A bolsa “qualquer coisa” não é solução sustentável muito menos ética ou moral. O sertanejo precisa de apoio para trabalhar e ganhar e, certamente, a alcaparreira poderia ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário