ALCAPARRAS (CAPERS, KAPERN, CÂPRE, CÀPPERO).
O autor responde: sergio.di.petta@cmg.com.br
Envie para o autor suas dúvidas sobre plantio, colheita e cura da alcaparra e o seu uso no preparo dos pratos.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

94. GELÉIA DE GRUMIXAMA ( eugenia brasiliensis).



A origem do nome grumixama, segundo o vocabulário Tupi-Guarani, do Silveira Bueno, provém de “guamichã”, o que pega na língua. Na verdade a fruta quando madura não é muito adstringente, ao contrario, é bastante palatável. Note-se que hoje, em palavras com origem tupi-guarani troca-se o ch por x, portanto guamixã.

A Eugenia Brasiliensis é uma árvore mirtácea de porte pequeno a médio que se distribui por toda a mata atlântica. É altamente produtiva e às vezes produz duas floradas por ano. O motivo de ser ainda escassamente cultivada deve-se a pouca polpa e também a película da casca um pouco grossa, naturalmente qualidades que poderão ser melhoradas.


Presta-se para confecção de geléia como se vê na foto 8046, muitíssimo fácil de fazer. Colocar 600g de frutas com pouquíssima água e deixar esquentar. Antes de levantar a fervura retirar do fogo e através de uma peneira ou de um espremedor de batatas retirar o que for possível da polpa. Descartar as cascas e os caroços. Levar ao fogo com uma xícara de açúcar cristal e o suco de meio limão. Reduzir para um terço. Está pronta a geléia com gosto inusitado de Grumixama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário