ALCAPARRAS (CAPERS, KAPERN, CÂPRE, CÀPPERO).
O autor responde: sergio.di.petta@cmg.com.br
Envie para o autor suas dúvidas sobre plantio, colheita e cura da alcaparra e o seu uso no preparo dos pratos.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

85. ALCAPARRAS (19)




Sem ajuda oficial continuo a pesquisar uma maneira econômica de multiplicar a planta, pois essa fase constitui o gargalo que tem impedido o estabelecimento de plantações comerciais aqui no Brasil. A solução seria, como já cansei de afirmar, a reprodução via divisão celular. É bem verdade que o estabelecimento de uma lavoura constituída somente de clones, poderá ser mais suscetível à doenças como ocorreu nos cultivos estabelecidos em Canelones, Uruguai, originados de multiplicação meristemática de exemplares Argentinos de Santiago del Estero.
Aquela plantação foi severamente agredida pelo fusarium, fungo de difícil controle por fungicidas existentes, que chega a matar a planta atacada. Além da tentativa moderna do controle biológico da praga, a solução mais prática seria o desenvolvimento de variedades resistentes, realizado através da reprodução sexuada. 
De acordo com postagens anteriores, finalmente conseguimos uma ótima taxa de germinação de nossas sementes produzidas por alcaparreiras já aclimatadas. Entretanto o transplante do canteiro de perlita para um substrato tem sido igualmente difícil e muitas plântulas não sobreviveram, ocorrendo a murcha das pequenas folhas e seca da raiz insipiente. Obtivemos, todavia, um melhor resultado fazendo esse transplante ainda quando a plântula estava sendo alimentada pela semente e diretamente para um pequeno vaso de plástico, foto 3, preenchido com terra de horta e esterco de curral, portanto uma tecnologia ancestral. Dessa maneira obtivemos 100% de pegamento! 
A foto nº1 mostra alcaparreiras com um ano em vasos, prontas para serem levadas para o campo. Na foto nº 2  vemos a maternidade – caixa plástica com perlita – onde germinam as sementes, naturalmente onde também nascem algas verdes, infelizmente. O transplante para tubetes, como mostra a foto, não se mostrou produtiva e estamos abandonando a solução. 
É interessante observar que apesar de estarmos utilizando somente uma cultivar de alcaparreiras, as mudas produzidas por via sexuada mostram diferenças bastante importantes, produto, talvez de mutações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário