ALCAPARRAS (CAPERS, KAPERN, CÂPRE, CÀPPERO).
O autor responde: sergio.di.petta@cmg.com.br
Envie para o autor suas dúvidas sobre plantio, colheita e cura da alcaparra e o seu uso no preparo dos pratos.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

82. ALCAPARRAS (18)




Finalmente um ótimo resultado. Conforme eu havia dito na postagem precedente, o método experimental para forçar a germinação das sementes de alcaparreiras mostrava-se bastante promissor, e de fato a foto acima evidencia, de maneira cabal, que podemos obter 70 % de germinação,  e até mais, utilizando o procedimento descrito na postagem 81.  A expansão do cultivo desse condimento esbarrava na multiplicação da planta, uma vez que a dificuldade da germinação de sementes e de pegamento de estacas impedia qualquer implantação de uma plantação economica. A solução apontada de multiplicação celular ficou paralizada por falta de interesse dos orgãos oficiais de maneira que tudo isso apontava para a paralização definitiva do cultivo do condimento no país.

O impasse foi resolvido e a a foto acima demonstra que já podemos pensar em grandes plantações de alcaparreiras oriundas de multiplicação sexuada. As sementes são relativamente fáceis de serem obtidas uma vez que a planta tem abundante frutificação e os frutos contém em torno de uma centena de pequenas sementes. O metodo descrito na postagem anterior é de baixissimo custo inclusive se usarmos a perlita como primeiro substrato. Nada impede ainda experimentar o uso de vermiculita ou mesmo de um substrato comercial  asséptico para obter esse alto percentual de germinação em lugar da perlita. De qualquer maneira já está demonstrada a viabilidade da germinação e, portanto, podemos a partir de agora começar a plantar comercialmente.

É sempre bom lembrar que para a germinação será necessário tão somente água, calor e ambiente asséptico. A alimentação das plântulas nos primeiros dias será suprida pela semente. Em seguida teremos que aportar os nutrientes necessários juntamente com a água. É sempre necessário “acordar” o embrião da semente com um dos vários métodos conhecidos. Assim que a muda tiver quatro ou cinco folhinhas deve-se fazer o transplante para saquinhos de plástico (ou vasos plásticos) com um substrato permeável onde permanecerá  até a próxima primavera quando será plantada no lugar definitivo. Acresce lembrar ainda que a melhor época para a semeadura é, e será sempre, o final do inverno para que a natureza ajude nosso esforço em fazer germinar as sementes. A semeadura em outras épocas tambem é possivel mas o resultado não será o mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário