ALCAPARRAS (CAPERS, KAPERN, CÂPRE, CÀPPERO).
O autor responde: sergio.di.petta@cmg.com.br
Envie para o autor suas dúvidas sobre plantio, colheita e cura da alcaparra e o seu uso no preparo dos pratos.

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

101. ALCAPARRAS (26)




As duas embalagens com alcaparras e sal foram compradas nos supermercados COOP, na Itália e custam em torno de 2,50 euros, isto é, descontado o sal, em torno de R$170,00 o kg. (set. 2015). As alcaparras Ponti são marroquinas, as La Palma são confeccionadas em Nápoles e não indicam a origem, mas provavelmente são italianas.

As alcaparras conservadas somente no sal, - entre 25% e 35% de sal - em geral custam mais caras do que aquelas conservadas em água de vinagre. Um dos motivos é porque as conservadas somente no sal não tem seu peso adicionado da água, isto é, são mais enxutas. A alcaparra conservada na água de vinagre tem seu peso adicionado da água que ela contem.

Poderíamos perguntar por que a Itália, produtora de excelentes alcaparras (Pantelleria) importa e vende alcaparras marroquinas. Ocorre que a produção de alcaparras, alem do clima e solo, requer muita mão de obra. A coleta dos botões florais não pode ser automatizada, tem que ser feita a mão e, durante a época da colheita, quase todo dia. Um trabalhador italiano (ou extra comunitário, sem documentação) não ganha menos do que 25 euros por dia de trabalho, o que torna a produção de alcaparras na Itália muito mais cara do que a do Marrocos, onde a mão de obra é  muito mais barata.

A viabilidade da produção de alcaparras italiana tem sentido quando feita por pequenos proprietários muitas vezes sem intervenção de empregados. Esses produtores se reúnem em cooperativas e com isso podem conseguir viabilizar a produção e venda do produto.

Seguindo o mesmo raciocínio, o cultivo de alcaparras no Brasil deve ser entendido como uma solução para as pequenas propriedades onde o produtor rural e sua família cuidam, recolhem e eventualmente tratam as alcaparras. Para o tratamento dos botões florais e sua comercialização poderão se constituir em cooperativas como existem em Pantelleria na Italia.

Por esse motivo sempre temos defendido a tese de que no Brasil a produção de alcaparras deve visar às pequenas propriedades, eventualmente no nordeste brasileiro. Sem dúvida o lucro originado dessa produção poderia representar uma ajuda importante para manter o sertanejo no campo. Com a palavra os órgãos governamentais de suporte aos agricultores de nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário