ALCAPARRAS (CAPERS, KAPERN, CÂPRE, CÀPPERO).
O autor responde: sergio.di.petta@cmg.com.br
Envie para o autor suas dúvidas sobre plantio, colheita e cura da alcaparra e o seu uso no preparo dos pratos.

quinta-feira, 10 de julho de 2014

98. ALCAPARRAS (24)



A foto 8542 mostra uma alcaparreira nascendo por entre as gretas de um paredão feito com pedras de granito, em Brazópolis, MG. Normalmente isso acontece na Itália onde as alcaparreiras se propagam, quase como uma planta invasora, e são encontradiças em qualquer muro centenário, em geral feito com pedras calcárias, no centro e sul peninsular. Entretanto, em solo com certeza ácido, do sul de Minas Gerais tivemos a felicidade de presenciar a misteriosa germinação desse vegetal exótico cuja propagação, emblemática, me conduz a algumas conjecturas.
Quem colocou nesse local a semente? Sabe-se que em seu habitat as formigas propagam o vegetal quando recolhem as sementes para seu alimento e as perdem pelo caminho. Nossas plantas de alcaparras estão a uma distancia compatível com essa hipótese e, portanto, é plausível que isso tenha acontecido. Outra hipótese, entretanto, é que há mais de 10 anos, quando comecei a tentar fazer germinar a alcaparreira, coloquei sementes em alguns lugares nos paredões de pedra existentes no sítio. É provável que esse seja um dos locais. Também essa é uma hipótese provável uma vez que as sementes de alcaparreiras, de acordo com estudiosos italianos, são longevas, isto é, sementes novas são muito difíceis de germinar e se mantêm vivas por longos anos!

Tiramos desse fato mais um ensinamento. A alcaparreira, com o passar dos anos, se adaptará cada vez mais em nosso solo e clima podendo até, algum dia, se tornar uma planta invasora. Julho.2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário