ALCAPARRAS (CAPERS, KAPERN, CÂPRE, CÀPPERO).
O autor responde: sergio.di.petta@cmg.com.br
Envie para o autor suas dúvidas sobre plantio, colheita e cura da alcaparra e o seu uso no preparo dos pratos.

sábado, 21 de dezembro de 2013

95. Eucaliptos (urograndis).



Vamos aproveitar as chuvas mais constantes deste inicio de verão para plantar mais 4000 mudas de eucaliptos Urograndis GG 100 que, de acordo com nosso fornecedor das mudas clonadas, tem sua indicação para usos gerais e em especial para serraria.
A foto 8076 mostra o terreno onde serão plantadas as mudas. Trata-se de terreno que há mais de 20 anos foi semeado com baquearia e tem servido de pasto durante todo esse tempo sem cuidados especiais. Devido ter sido pisado e repisado pelo gado tornou-se um solo endurecido onde, também por causa a declividade, penetra pouca água das chuvas.
Decidimos plantar utilizando um espaçamento de 3x2 metros, e para facilitar o plantio passamos o trator com aiveca a cada 3 metros seguindo aproximadamente as curvas de nível. A idéia é plantar sobre a leira de terra fofa acumulada a cada 2 metros, o que nem sempre é possível porque não é fácil para o tratorista fazer uma curva de nível perfeita devido ao movimento do terreno.  Nessas condições, para que a plantação fique  alinhada utilizamos estacas de bambu para marcar o local das covas e corrigir se for preciso.
As covas e imediações serão calcariadas a lanço por ocasião da colocação da muda na cova. O adubo recomendado é o 6-30-6, colocado na cova mantendo distancia das raízes. Como não estamos usando nenhuma substancia para manter o solo úmido, inclusive por causa do custo, permanecemos aguardando as chuvas do verão se tornarem mais constantes no mês de janeiro.  

Após uns 2 meses vamos fazer a cobertura com um adubo 20-0-20 e, possivelmente iremos experimentar este ano usar um adubo foliar seguinte: Phosca, boro e zinco, diluído em água para pulverização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário