ALCAPARRAS (CAPERS, KAPERN, CÂPRE, CÀPPERO).
O autor responde: sergio.di.petta@cmg.com.br
Envie para o autor suas dúvidas sobre plantio, colheita e cura da alcaparra e o seu uso no preparo dos pratos.

terça-feira, 29 de agosto de 2023

118. PLANTIO DE ALCAPARREIRAS EM VALINHOS, S. P.

 


A AVENTURA DE TENTAR ACLIMATAR ALCAPARREIRAS NO BRASIL, INICIADA HÁ MAIS DE VINTE ANOS, NATURALMENTE LEVOU EM CONTA ALGUMAS PREMISSAS NECESSÁRIAS PARA QUE O EMPREENDIMENTO TIVESSE ÊXITO.

 SABEMOS QUE A PLANTA EXÓTICA, EM QUESTÃO, VEGETA EM REGIÃO SEMI ÁRIDA DA BACIA DO MAR MEDITERRÂNEO, ONDE O CLIMA TEM INVERNOS FRIOS, ÀS VEZES COM NEVE. ALÉM DISSO, TAMBÉM LEVAMOS EM CONTA QUE OS TERRENOS ONDE VEGETAM TEM PH BÁSICO, SÃO PROFUNDOS E BEM DRENADOS.   PORTANTO, TIRAMOS DAÍ ALGUMAS CONCLUSÕES.

1. A PLANTA, ESPECIALMENTE SUAS RAÍZES, NÃO ESTÃO HABITUADAS A MUITA UMIDADE,

2.  VEGETANDO EM CLIMAS COM INVERNO ÁS VEZES RIGOROSO, TÊM UM PERÍODO DE DORMÊNCIA, QUANDO PERDE A MAIORIA DE SUAS FOLHAS PARA REBROTAR, COM VIGOR, NA PRIMAVERA.

3.  HABITUADAS A VEGETAR EM TERRENOS BEM DRENADOS, MUITAS VEZES PEDREGOSOS, TEM RAÍZES GRANDES E PROFUNDAS PARA ABASTECER-SE DA POUCA UMIDADE NECESSÁRIA.

ENTÃO, PARA TRANSPLANTAR ESSA EXÓTICA PARA NOSSO CLIMA, TERÍAMOS QUE, INICIALMENTE, FABRICAR UM SOLO BEM DRENADO E COM PH ACIMA DE 7. E ESSE PROCEDIMENTO É BASTANTE FACTÍVEL.  ENTRETANTO, A REGIÃO ONDE INICIAMOS A EXPERIÊNCIA EM QUESTÃO, SERRA DA MANTIQUEIRA, TEM, OU PELO MENOS TINHA, UM REGIME DE CHUVAS QUE POSSIBILITAVA, ÀS VEZES, CHUVA, GAROA OU MUITA UMIDADE, DURANTE UMA SEMANA OU MAIS, FATO QUE SE PODE COMPROVAR EXAMINANDO OS TRONCOS DOS ARBUSTO E ÁRVORES, TODOS TOMADOS POR FUNGOS, LÍQUENS E ALGAS. ENTÃO, DECIDIMOS DESDE O INICIO, COBRIR AS ALCAPARREIRAS A FIM DE QUE NÃO PERMANECESSEM ÚMIDAS DURANTE MUITOS DIAS PARA QUE NÃO FOSSEM ATACADAS POR PREDADORES QUE MELHOR SE DESENVOLVEM NA UMIDADE.

ESSA DECISÃO, EM PRINCIPIO, E ENQUANTO A PLANTA NÃO ESTIVER PLENAMENTE ADAPTADA AO NOVO CLIMA E SOLO, MOSTROU-SE NECESSÁRIA DEMONSTRADO, HÁ POUCOS ANOS, QUANDO UMA PLANTAÇÃO COMERCIAL NO PAÍS VIZINHO FOI ATACADA PELO FUSÁRIO, COM PERDAS SIGNIFICATIVAS.  EVIDENTE QUE UM FUNGICIDA PODERIA SER USADO MAS CONTAMINARIA EXATAMENTE OS BOTÕES FLORAIS, OBJETIVO DESSA CULTURA. EXISTEM PREVENTIVOS NATURAIS QUE COMBATEM O ATAQUE DO FUNGO MAS TORNARIA A EXPLORAÇÃO COMERCIAL DO CONDIMENTO ANTI ECONÔMICO.

POR ESSES MOTIVOS O CAMINHO SERÁ, INICIALMENTE, A MULTIPLICAÇÃO SEXUADA DA PLANTADA A FIM DE OBTER VARIAÇÕES IMUNES AOS PREDADORES MAIS LETAIS.

DE MANEIRA GERAL A MATA ATLÂNTICA, OU O QUE SOBROU DELA, ESPECIALMENTE NA SERRA DA MANTIQUEIRA, É LOCAL DE ABUNDANTES CHUVAS E DE UMIDADE. POR OUTRO LADO A REGIÃO DE CAMPINAS, VALINHOS, ETC. TEM AR MAIS SECO, ESPECIALMENTE PELO REGIME DE VENTOS E CHUVAS DESCONTINUADAS.  POR ESSE MOTIVO, E TAMBÉM PORQUE ESTOU MORANDO EM VALINHOS, RESOLVI PLANTAR ALGUMAS ALCAPARREIRAS PARA EXPERIMENTAR ESSE OUTRO REGIME DE CHUVAS E, NATURALMENTE, SEM A COBERTURA.  AS FOTOS E O FILME COLOCADOS ABAIXO MOSTRAM PLANTAS COM DOIS ANOS.















Nenhum comentário:

Postar um comentário