119. NOVOS PREDADORES
AS FORMIGAS FORAM AS PRIMEIRAS A CHEGAR. DIFERENTES DAQUELAS QUE PROCURAM OS BOTÕES FLORAIS DAS ALCAPARREIRAS EM BRASÓPOLIS, ESTAS SÃO MICRO FORMIGAS. MENORES AINDA DO QUE AS QUE NOS INCOMODAM EM NOSSAS COZINHAS. EM SEGUIDA AS BORBOLETAS, PEQUENAS, BRANCAS AMARELADAS, QUE COLOCAM SEUS OVOS NAS FOLHAS, PRIMEIRO ALIMENTO PARA SUAS LARVAS.
AGORA APARECERAM AS JOANINHAS, OU MELHOR, UM COLEÓPTERO DA FAMÍLIA COCCINELIDAE, DE COR PRETA COM MARCAÇÕES BRANCAS E AMARELADAS. ESSA FAMÍLIA DE INSETOS PERFAZ CENTENAS, OU TALVEZ MILHARES, DE REPRESENTANTES DE TODAS AS CORES E ALGUNS FORMATOS. PODERÍAMOS PENSAR QUE, IDENTICAMENTE ÀS JOANINHAS CONHECIDAS, SÃO CARNÍVORAS E SE ALIMENTAM DE PULGÕES E ÁCAROS MAS O REGIME ALIMENTAR DESSES COLEÓPTEROS É MUITO AMPLO E EXISTEM TAMBÉM AQUELES QUE ESSENCIALMENTE SE ALIMENTAM DE VEGETAIS E AINDA OS ONÍVOROS.
POR ESSES TODOS MOTIVOS, POR ENQUANTO, NÃO SABEMOS SE O PREDADOR DOS BOTÕES FLORAIS QUE APARECEM NA PRIMEIRA FOTO É UMA FORMIGA, A COCCINELA OU ALGUM INVASOR NOTURNO QUE DEGUSTOU, NA CALADA DA NOITE, PARTE DA ALCAPARRA.
NAS FOTOS 3 E 4, UM POUCO AUMENTADAS, VEMOS MUITOS FIOS BRANCOS, FORMIGAS E A PRIMA DA JOANINHA. SERIAM ESSES FIOS BRANCOS HIFAS DE FUNGOS CULTIVADOS PELAS MICRO FORMIGAS? E NESSE CASO O COLEÓPTERO ESTARIA SE ALIMENTANDO DESSES FUNGOS, ESTABELECENDO UMA PARCERIA COM AS FORMIGAS?
HAVERIA NECESSIDADE DE UM MICROSCÓPIO BINOCULAR POTENTE, E TAMBÉM UM ESPECIALISTA, PARA DETERMINAR SE SE TRATA DE UM FUNGO CULTIVADO PELAS FORMIGUINHAS. 27.09.23 DI PETTA
Nenhum comentário:
Postar um comentário