ALCAPARRAS (CAPERS, KAPERN, CÂPRE, CÀPPERO).
O autor responde: sergio.di.petta@cmg.com.br
Envie para o autor suas dúvidas sobre plantio, colheita e cura da alcaparra e o seu uso no preparo dos pratos.

domingo, 6 de novembro de 2022

117.   

À  PROCURA DO PREDADOR DAS SEMENTES DAS ALCAPARREIRAS.


                                

AQUI EM VALINHOS, SP, EM UM CANTEIRO FEITO JUNTO AO MURO DE DIVISA E UTILIZANDO UM SUBSTRATO SIMPLES DE TERRA VEGETAL, DESSAS QUE SE COMPRAM EM CASAS DE JARDINAGEM, SEMEEI NO INICIO DE SETEMBRO UMAS  SESSENTA SEMENTES DE ALCAPARREIRAS, A LANÇO.

ESSE CANTEIRO, A CÉU ABERTO, PEGA SOL DESDE AS 09:00 H ATÉ AS 16:00 H E AS CHUVAS NORMAIS DO PERÍODO.  QUANDO A TERRA SE APRESENTOU SECA MOLHAMOS  PARCIMONIOSAMENTE.

APÓS UM MÊS OBTIVEMOS A GERMINAÇÃO DE 4 SEMENTES CUJAS FOTOS DAS PLÂNTULAS ( 04.11-22) ESTÃO ABAIXO..



  

      PLÂNTULAS DE SEMENTES SEMEADAS EM SETEMBRO.   

 

NAS CONDIÇÕES DESSA EXPERIÊNCIA PODERÍAMOS CONCLUIR QUE AS SEMENTES EM QUESTÃO TEM  UM PERCENTUAL DE GERMINAÇÃO DE 6,6%.   NATURALMENTE NÃO SE PODE EXTRAPOLAR ESSE RESULTADO PORQUE SERIA NECESSÁRIO OUTRAS TANTAS EXPERIÊNCIAS NESSAS MESMAS CONDIÇÕES.  SERVE, ENTRETANTO, PARA VERIFICAR A DIFICULDADE DA GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE ALCAPARREIRAS E PODERÍAMOS INCLUSIVE PENSAR QUE AS SEMENTES NÃO GERMINADAS ESTARIAM  INUTILIZADAS POR ALGUM PREDADOR DESCONHECIDO,  COMO AS QUE  VAMOS MOSTRAR MAIS ADIANTE.

 A DIFICULDADE DE CULTIVAR ALCAPARREIRAS PRENDE-SE AO FATO DE SER DIFÍCIL SUA MULTIPLICAÇÃO  POR VIA SEXUADA, ISTO É, ATRAVÉS DE SEMENTES. MUITO SE TEM ESTUDADO NO SENTIDO DE AUMENTAR O PERCENTUAL DE GERMINAÇÃO ATRAVÉS DE MÉTODOS PARA  TENTAR ABREVIAR A DORMÊNCIA DAS SEMENTES . 

 ENTRETANTO DEVEREMOS LEVAR EM CONSIDERAÇÃO OUTRO FATO RELEVANTE QUE PODERÁ SER RESPONSÁVEL PELO BAIXO PERCENTUAL DE GERMINAÇÃO. A EXISTÊNCIA DE UMA ENTOMOFAUNA MICROSCÓPICA QUE ESTARIA PREDANDO AS SEMENTES NÃO TRATADAS CONTRA FUNGOS E E INSETOS.                                                                

 



AS DUAS FOTOS ACIMA MOSTRAM SEMENTES DE 2018 GUARDADAS SEM NENHUMA PROTEÇÃO CONTRA FUNGOS OU INSETOS. ELAS FORAM ATACADAS POR ALGUM PREDADOR QUE POR FALTA DE UM BOM MICROSCÓPIO NÃO CONSEGUI IDENTIFICAR.  ANALISANDO O PÓ RESULTANTE, MUITO FINO E PROVAVELMENTE  1/40 DE mm PODE-SE CONCLUIR QUE O PREDADOR É MUITO PEQUENO.  CASO ALGUMA ESCOLA DE AGRONOMIA QUE DISPONHA DE EQUIPAMENTO APROPRIADO SE INTERESSE EM ESTUDAR O ASSUNTO POSSO ENVIAR O MATERIAL.

 


A PRIMEIRA FOTO SÃO SEMENTES DE 2014, SAUDÁVEIS.   NA SEGUNDA FOTO TEMOS SEMENTES DE 2018  ATACADAS PELO PREDADOR.



AS SEMENTES MAIS CLARAS JÁ ESTÃO COMPLETAMENTE OCAS.

 

SERGIO DI PETTA 04.11.22








  

         

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário