ALCAPARRAS (CAPERS, KAPERN, CÂPRE, CÀPPERO).
O autor responde: sergio.di.petta@cmg.com.br
Envie para o autor suas dúvidas sobre plantio, colheita e cura da alcaparra e o seu uso no preparo dos pratos.

domingo, 6 de novembro de 2022

117.   

À  PROCURA DO PREDADOR DAS SEMENTES DAS ALCAPARREIRAS.


                                

AQUI EM VALINHOS, SP, EM UM CANTEIRO FEITO JUNTO AO MURO DE DIVISA E UTILIZANDO UM SUBSTRATO SIMPLES DE TERRA VEGETAL, DESSAS QUE SE COMPRAM EM CASAS DE JARDINAGEM, SEMEEI NO INICIO DE SETEMBRO UMAS  SESSENTA SEMENTES DE ALCAPARREIRAS, A LANÇO.

ESSE CANTEIRO, A CÉU ABERTO, PEGA SOL DESDE AS 09:00 H ATÉ AS 16:00 H E AS CHUVAS NORMAIS DO PERÍODO.  QUANDO A TERRA SE APRESENTOU SECA MOLHAMOS  PARCIMONIOSAMENTE.

APÓS UM MÊS OBTIVEMOS A GERMINAÇÃO DE 4 SEMENTES CUJAS FOTOS DAS PLÂNTULAS ( 04.11-22) ESTÃO ABAIXO..



  

      PLÂNTULAS DE SEMENTES SEMEADAS EM SETEMBRO.   

 

NAS CONDIÇÕES DESSA EXPERIÊNCIA PODERÍAMOS CONCLUIR QUE AS SEMENTES EM QUESTÃO TEM  UM PERCENTUAL DE GERMINAÇÃO DE 6,6%.   NATURALMENTE NÃO SE PODE EXTRAPOLAR ESSE RESULTADO PORQUE SERIA NECESSÁRIO OUTRAS TANTAS EXPERIÊNCIAS NESSAS MESMAS CONDIÇÕES.  SERVE, ENTRETANTO, PARA VERIFICAR A DIFICULDADE DA GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE ALCAPARREIRAS E PODERÍAMOS INCLUSIVE PENSAR QUE AS SEMENTES NÃO GERMINADAS ESTARIAM  INUTILIZADAS POR ALGUM PREDADOR DESCONHECIDO,  COMO AS QUE  VAMOS MOSTRAR MAIS ADIANTE.

 A DIFICULDADE DE CULTIVAR ALCAPARREIRAS PRENDE-SE AO FATO DE SER DIFÍCIL SUA MULTIPLICAÇÃO  POR VIA SEXUADA, ISTO É, ATRAVÉS DE SEMENTES. MUITO SE TEM ESTUDADO NO SENTIDO DE AUMENTAR O PERCENTUAL DE GERMINAÇÃO ATRAVÉS DE MÉTODOS PARA  TENTAR ABREVIAR A DORMÊNCIA DAS SEMENTES . 

 ENTRETANTO DEVEREMOS LEVAR EM CONSIDERAÇÃO OUTRO FATO RELEVANTE QUE PODERÁ SER RESPONSÁVEL PELO BAIXO PERCENTUAL DE GERMINAÇÃO. A EXISTÊNCIA DE UMA ENTOMOFAUNA MICROSCÓPICA QUE ESTARIA PREDANDO AS SEMENTES NÃO TRATADAS CONTRA FUNGOS E E INSETOS.                                                                

 



AS DUAS FOTOS ACIMA MOSTRAM SEMENTES DE 2018 GUARDADAS SEM NENHUMA PROTEÇÃO CONTRA FUNGOS OU INSETOS. ELAS FORAM ATACADAS POR ALGUM PREDADOR QUE POR FALTA DE UM BOM MICROSCÓPIO NÃO CONSEGUI IDENTIFICAR.  ANALISANDO O PÓ RESULTANTE, MUITO FINO E PROVAVELMENTE  1/40 DE mm PODE-SE CONCLUIR QUE O PREDADOR É MUITO PEQUENO.  CASO ALGUMA ESCOLA DE AGRONOMIA QUE DISPONHA DE EQUIPAMENTO APROPRIADO SE INTERESSE EM ESTUDAR O ASSUNTO POSSO ENVIAR O MATERIAL.

 


A PRIMEIRA FOTO SÃO SEMENTES DE 2014, SAUDÁVEIS.   NA SEGUNDA FOTO TEMOS SEMENTES DE 2018  ATACADAS PELO PREDADOR.



AS SEMENTES MAIS CLARAS JÁ ESTÃO COMPLETAMENTE OCAS.

 

SERGIO DI PETTA 04.11.22








  

         

 

segunda-feira, 15 de agosto de 2022

 116.   PRESERVAÇÃO DAS SEMENTES DAS ALCAPARREIRAS


      foto 1

ALGUMAS POUCAS PALAVRAS SOBRE O ASSUNTO DA POSTAGEM 115.   AINDA NÃO FOI DESTA VEZ QUE CONSEGUIMOS A MULTIPLICAÇÃO CELULAR PARA FAZER MUDAS.  NÃO É FÁCIL ESTABELECER UM PROTOCOLO, ESPECIALMENTE SEM RECURSOS FINANCEIROS.  VAMOS AGUARDAR ALGUMA AJUDA DE ÓRGÃOS OFICIAIS.

DESDE 2010 TENHO GUARDADO SEMENTES PARA EXPERIÊNCIAS DE GERMINAÇÃO. ISSO PORQUE TODA A LITERATURA SOBRE O ASSUNTO RELATA A LONGEVIDADE DAS SEMENTES E DIZEM ATÉ QUE SEMENTES NOVAS NÃO GERMINAM.

AS SEMENTES SÃO DEVIDAMENTE SECAS AO SOL E COLOCADAS EM CONTENTORES DE PLÁSTICO HERMÉTICOS. EM 2013 E 2014 ADICIONAMOS SULFATO DE COBRE E CAL  PARA PRESERVAR CONTRA FUNGOS.

NA FOTO 1 VEMOS AS SEMENTES  MAIS ANTIGAS COM APARENTE PRESERVAÇÃO, ENTRETANTO AS DO ANO 2018, QUE NÃO RECEBERAM O TRATAMENTO, FORAM ATACADAS POR ALGUM PREDADOR, QUE ESTÁ SENDO INVESTIGADO, O QUE PRODUZIU AQUELE PÓ DA COR DO INVÓLUCRO DAS SEMENTES.   ESSA OCORRÊNCIA SOMENTE ACONTECEU COM SEMENTES DO ANO DE 2018.

 A MULTIPLICAÇÃO DAS ALCAPARREIRAS É O REAL GARGALO PARA SEU CULTIVO COMERCIAL POIS O PERCENTUAL DE GERMINAÇÃO DE SUAS SEMENTES É ALEATÓRIO E NORMALMENTE MUITO BAIXO. TRABALHOS TEM SIDO FEITOS NO SENTIDO DE QUEBRAR A "DORMÊNCIA" DAS SEMENTES E CONSTA DE ALGUMAS POSTAGENS DESTE BLOG.

  PARA UMA PLANTAÇÃO COMERCIAL DE , POR EXEMPLO, UMAS 4000 MUDAS TERÍAMOS DOIS CAMINHOS VIÁVEIS: OU SEMEAR E OBTER A GERMINAÇÃO OU CONSEGUIR CLONES POR DIVISÃO CELULAR.  A ESTAQUIA, QUE É POSSÍVEL FAZER, SERIA MUITO TRABALHOSA E DEMORADA.

 

TODAVIA, ENQUANTO NÃO TIVERMOS O APOIO DOS ÓRGÃOS OFICIAIS PARA O ESTUDO E OBTENÇÃO DE MUDAS POR DIVISÃO CELULAR EM LABORATÓRIO, VAMOS TENTANDO FAZER NOVOS EXPERIMENTOS NO SENTIDO DE CONSEGUIR A MULTIPLICAÇÃO POR SEMENTES E TAMBÉM POR ESTAQUIA, MAS AGORA USANDO AS PEQUENAS BROTAÇÕES LATERAIS AOS GALHOS MAIS LENHOSOS. VIDE FOTO 2 COM PLÂNTULAS DE UM ANO.


    foto 2

PARA ESSA NOVA EXPERIÊNCIA UTILIZAMOS ENRAIZADOR.  ÀS VEZES O ÁCIDO INDOL BUTÍLICO (OU BUTÍRICO), E OUTRAS VEZES O ÁCIDO GIBERÉLICO. VIDE FOTO 3.  ABAIXO UMA ESTACA JÁ COM DOIS ANOS E MEIO.  FOTO 4

   

   foto 3                                                             foto 4

15 DE AGOSTO 2022.  DI PETTA SERGIO.