ALCAPARRAS (CAPERS, KAPERN, CÂPRE, CÀPPERO).
O autor responde: sergio.di.petta@cmg.com.br
Envie para o autor suas dúvidas sobre plantio, colheita e cura da alcaparra e o seu uso no preparo dos pratos.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

2. PEQUENAS PROPRIEDADES NA TOSCANA - ITÁLIA

                                  
As pequenas propriedades da Toscana, Itália, são responsáveis pelo cultivo de oliveiras, videiras e criação de ovelhas. É de onde saem o melhor azeite, vinho e queijo pecorino.


Os latifúndios, as grandes fazendas que cultivam cana, soja ou criam gado, tudo em grandes quantidades, fazem economia de escala e hoje constituem o esteio que sustenta e equilibra a balança comercial de nosso grande país. Todavia não são eles, os latifúndios, que realizam o homem do campo. As pequenas propriedades de até 50 ha, geridas pela família, reunidas de acordo com a produção em cooperativas, são mais eficientes e socialmente desejáveis. Na Itália existem cooperativas para os produtores de alcaparras, de olivas, de uvas para a produção de vinho, de leite para os queijos e tantas outras. Em geral funcionam bem. No Brasil, no mais das vezes, não funcionam ou tem vida breve. Lembramos da Coopercotia, de saudosa memória, padrão de cooperativa até seu ocaso. A reunião de cooperados é como assembléia de condôminos, ninguém comparece. Quando os cooperados não se interessam sempre tem alguém que se aproveita. Não vou escrever sobre o apoio do poder público ao setor porque não quero me aborrecer.
A Italia responde aproximadamente por ¼ da produção mundial de olivas, assim distribuído (dados de 2006 e cifras em quintais):

1. Calabria...................2 080 943
2. Puglia.......................1 914 535
3. Sicilia........................ 488 027
4. Campânia................. 338 591
5. Lazio......................... 248 514
6. Abruzzo.................... 204 717
7. Toscana..................... 171 205

Todas as outras regiões somadas perfazem 464 229 quintais, que é mais ou menos, a produção da Sicilia. Mais de 90% dessa produção é utilizada para produzir óleo.
1 quintal na Itália vale 100 kg.
Di petta, 10.11.10.



Nenhum comentário:

Postar um comentário