116. PRESERVAÇÃO DAS SEMENTES DAS ALCAPARREIRAS
foto 1
ALGUMAS POUCAS PALAVRAS SOBRE O ASSUNTO DA POSTAGEM 115. AINDA NÃO FOI DESTA VEZ QUE CONSEGUIMOS A MULTIPLICAÇÃO CELULAR PARA FAZER MUDAS. NÃO É FÁCIL ESTABELECER UM PROTOCOLO, ESPECIALMENTE SEM RECURSOS FINANCEIROS. VAMOS AGUARDAR ALGUMA AJUDA DE ÓRGÃOS OFICIAIS.
DESDE 2010 TENHO GUARDADO SEMENTES PARA EXPERIÊNCIAS DE GERMINAÇÃO. ISSO PORQUE TODA A LITERATURA SOBRE O ASSUNTO RELATA A LONGEVIDADE DAS SEMENTES E DIZEM ATÉ QUE SEMENTES NOVAS NÃO GERMINAM.
AS SEMENTES SÃO DEVIDAMENTE SECAS AO SOL E COLOCADAS EM CONTENTORES DE PLÁSTICO HERMÉTICOS. EM 2013 E 2014 ADICIONAMOS SULFATO DE COBRE E CAL PARA PRESERVAR CONTRA FUNGOS.
NA FOTO 1 VEMOS AS SEMENTES MAIS ANTIGAS COM APARENTE PRESERVAÇÃO, ENTRETANTO AS DO ANO 2018, QUE NÃO RECEBERAM O TRATAMENTO, FORAM ATACADAS POR ALGUM PREDADOR, QUE ESTÁ SENDO INVESTIGADO, O QUE PRODUZIU AQUELE PÓ DA COR DO INVÓLUCRO DAS SEMENTES. ESSA OCORRÊNCIA SOMENTE ACONTECEU COM SEMENTES DO ANO DE 2018.
PARA UMA PLANTAÇÃO COMERCIAL DE , POR EXEMPLO, UMAS 4000 MUDAS TERÍAMOS DOIS CAMINHOS VIÁVEIS: OU SEMEAR E OBTER A GERMINAÇÃO OU CONSEGUIR CLONES POR DIVISÃO CELULAR. A ESTAQUIA, QUE É POSSÍVEL FAZER, SERIA MUITO TRABALHOSA E DEMORADA.
TODAVIA, ENQUANTO NÃO TIVERMOS O APOIO DOS ÓRGÃOS OFICIAIS PARA O ESTUDO E OBTENÇÃO DE MUDAS POR DIVISÃO CELULAR EM LABORATÓRIO, VAMOS TENTANDO FAZER NOVOS EXPERIMENTOS NO SENTIDO DE CONSEGUIR A MULTIPLICAÇÃO POR SEMENTES E TAMBÉM POR ESTAQUIA, MAS AGORA USANDO AS PEQUENAS BROTAÇÕES LATERAIS AOS GALHOS MAIS LENHOSOS. VIDE FOTO 2 COM PLÂNTULAS DE UM ANO.
foto 2
PARA ESSA NOVA EXPERIÊNCIA UTILIZAMOS ENRAIZADOR. ÀS VEZES O ÁCIDO INDOL BUTÍLICO (OU BUTÍRICO), E OUTRAS VEZES O ÁCIDO GIBERÉLICO. VIDE FOTO 3. ABAIXO UMA ESTACA JÁ COM DOIS ANOS E MEIO. FOTO 4
foto 3 foto 4
15 DE AGOSTO 2022. DI PETTA SERGIO.