ALCAPARRAS (CAPERS, KAPERN, CÂPRE, CÀPPERO).
O autor responde: sergio.di.petta@cmg.com.br
Envie para o autor suas dúvidas sobre plantio, colheita e cura da alcaparra e o seu uso no preparo dos pratos.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

84. NATAL 2012





Graças ao bom Deus está acabando 2012.  Ano de eleições, de corrupção desenfreada, de hipocrisia, do fim do mundo que não houve, mas também ano no qual este pequeno blog sobre agricultura familiar chegou a marca dos 14.000 acessos com quase 900 mensais. Neste país de pouca cultura o indicador chega a ser incrível. 
Nesta última primavera consegui, finalmente, fazer germinar mais do que 80% das sementes semeadas de alcaparreiras. Fiz, também, contato com “Alcaparras Tierra del Sol” em Canellones, Uruguay, com a Beti que, em nosso vizinho país, prova a dificuldade em cultivar o vegetal.
Bem verdade que nosso trabalho no blog foi menos produtivo este ano. É que, desde fevereiro, tivermos que desviar nossa atenção deste trabalho produtivo, para cuidar da lambança havida no loteamento denominado Jardim Virginia, Guarujá, onde a parcela improdutiva da sociedade brasileira procurou ganhar dinheiro sem o suor de seus rostos. O pior é que parece estar conseguindo mostrando, com isso aos jovens, que não se ganha dinheiro honestamente, mas sim com acordos espúrios. Estamos trilhando um mau caminho, ensinando aos jovens que o trabalho honesto não é a melhor opção. Lamentável.
No mês de dezembro começam a amadurecer os figos da Índia, cuja foto mostra o fruto de cor roxa. Também colhemos algumas grumixamas, grandes e saborosas. É uma fruteira da Mata Atlântica esquecida pelos órgãos oficiais que já deveriam, há tempo, ter desenvolvido o vegetal para produção comercial.

Neste ensejo desejo aos seguidores, e a todos que acessam o blog, os melhores votos de feliz natal,  paz e prosperidade em 2013.



Di Petta, Sérgio